O Presidente Donald Trump expressou críticas contundentes à Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), que supostamente deveria focar em ajuda externa civil, mas segundo investigações iniciais estaria envolvida em operações questionáveis e interferências em outros países.
“É absolutamente obsceno, perigoso, ruim e muito custoso. Praticamente todo investimento é uma fraude. Não há nada de valor para ninguém, a menos que exista um esquema de propina em andamento”, afirmou.
Trump revelou que as investigações do DOGE (Departamento de Eficiência Governamental) se expandirão para outras áreas do governo federal. “Vamos examinar o Departamento de Educação, até mesmo nossas Forças Armadas. Estamos falando de quantias tremendas de dinheiro sendo gastas em coisas que não têm relação com nada e não têm valor”, declarou.
“No final, serão trilhões de dólares absolutamente desperdiçados. E talvez ilegalmente, eu diria, certamente em muitos casos de forma ilegal”, acrescentou Trump, que elogiou a equipe do DOGE, destacando o trabalho de “pessoas jovens e muito inteligentes” que atuam sob sua orientação.
“Eles estão fazendo isso por minha insistência. Seria muito mais fácil não fazer, mas precisamos desmontar algumas dessas estruturas para encontrar a corrupção. E encontramos uma corrupção tremenda”, concluiu.