WASHINGTON — O presidente Trump, na quarta-feira, aplicou uma medida executiva para punir a Índia com uma tarifa adicional de 25% devido às suas compras contínuas de petróleo russo.
A medida, que entrará em vigor em 27 de agosto, aumentará a tarifa total dos EUA sobre a Índia para 50% e antecede o prazo final de Trump, na sexta-feira, para que a Rússia faça as pazes com a Ucrânia ou enfrente tarifas secundárias e/ou sanções — penalidades para países que continuarem comprando energia de Moscou.
“As ações e políticas do Governo da Federação Russa continuam a representar uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional e à política externa dos Estados Unidos”, observou Trump em seu decreto.
A Índia é o segundo maior importador de energia russa, depois da China. Trump tem destacado a Índia nos últimos dias, mas Nova Délhi tem se mostrado desafiadora diante de suas ameaças.
“Como qualquer economia importante, a Índia tomará todas as medidas necessárias para salvaguardar seus interesses nacionais e sua segurança econômica”, disse o Ministério das Relações Exteriores da Índia em um comunicado no início desta semana, em resposta a Trump.