O presidente Trump aumentou no domingo suas críticas ao juiz James Boasberg e sugeriu que pode revogar sua autorização de segurança.
“As pessoas estão chocadas com o que está acontecendo com o Sistema Judiciário. Fui eleito por muitas razões, mas uma principal foi LEI E ORDEM, uma grande parte da qual é REMOVER RAPIDAMENTE uma vasta Rede Criminal de indivíduos que entraram em nosso País através da Política de Fronteiras Abertas do Corrupto Joe Biden! Essas são pessoas perigosas e violentas, que matam, mutilam e, de muitas outras formas, prejudicam o povo do nosso País. Os Eleitores os querem FORA, e disseram isso em Números Recordes. Se dependesse do Juiz Distrital Boasberg e outros Juízes da Esquerda Radical, ninguém seria removido, o Presidente não seria autorizado a fazer seu trabalho, e as vidas das pessoas seriam devastadas por todo o nosso País. FAZER A AMÉRICA GRANDE NOVAMENTE!”, escreveu Trump.
Pouco depois de publicar essa mensagem no Truth Social criticando Boasberg, Trump republicou uma mensagem do ex-assessor de Gorsuch, Mike Davis, pedindo a revogação da autorização de segurança do juiz do Tribunal Distrital:
“Caro Presidente Trump: Por favor, revogue a autorização de segurança do Juiz Boasberg. Ele demonstrou que não se pode confiar nele para manter segredos.”
O juiz James Boasberg na sexta-feira ficou ao lado de membros de gangues criminosas e estendeu sua ordem de restrição temporária (TRO) no caso da Lei de Inimigos Estrangeiros até 12 de abril.
A TRO estava programada para expirar em 29 de março.
“Em 15 de março de 2025, este Tribunal emitiu duas Ordens de Restrição Temporária que expirarão em 29 de março de 2025, a menos que sejam prorrogadas. Essas TROs proíbem os Réus de remover dos Estados Unidos os Demandantes nomeados — e uma classe provisoriamente certificada de todos os não-cidadãos sob custódia dos EUA — exclusivamente com base na Proclamação Presidencial intitulada ‘Invocação da Lei de Inimigos Estrangeiros Referente à Invasão dos Estados Unidos pelo Tren de Aragua'”, escreveu o juiz Boasberg.
O juiz Boasberg disse que está estendendo sua TRO porque os demandantes precisam de mais tempo para apresentar petições e preparar argumentos.
“Como este Tribunal explicou recentemente, os Demandantes têm direito a uma TRO que impeça sua remoção pelo menos até que tenham tido a chance de contestar que estão cobertos pela Proclamação”, escreveu o juiz Boasberg.
O Tribunal de Apelações do Circuito de DC na quarta-feira negou o pedido do Departamento de Justiça de Trump para suspender o bloqueio do juiz Boasberg sobre os voos de deportação da Lei de Inimigos Estrangeiros.
O painel de três juízes do Tribunal de Apelações do Circuito de DC: Henderson (nomeado por George W. Bush), Millett (nomeado por Obama) e Walker (nomeado por Trump) votou 2-1 – com o juiz Walker discordando.
O presidente Trump na sexta-feira pediu à Suprema Corte dos EUA que intervenha no caso da Lei de Inimigos Estrangeiros depois que um tribunal federal de apelações negou a suspensão de uma liminar que impede a administração Trump de deportar estrangeiros criminosos.