O presidente eleito Donald Trump nomeou o astronauta comercial Jared Isaacman como próximo administrador da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) em 4 de dezembro.
Trump descreveu Isaacman no Truth Social como “um líder empresarial realizado, filantropo, piloto e astronauta” e alguém que “vai impulsionar a missão de descoberta e inspiração da NASA, abrindo caminho para conquistas inovadoras em ciência espacial, tecnologia e exploração”.
“A paixão de Jared pelo espaço, sua experiência como astronauta e dedicação em expandir os limites da exploração, desvendar os mistérios do universo e avançar na nova economia espacial o tornam ideal para liderar a NASA em uma nova era ousada”, disse Trump. “Parabéns a Jared, sua esposa Monica e seus filhos, Mila e Liv!”
Isaacman anunciou a aceitação da nomeação no X, declarando que “esta segunda era espacial apenas começou”. “Nasci depois das missões à Lua; meus filhos nasceram após o último lançamento do ônibus espacial”, disse. “Com o apoio do presidente Trump, posso prometer isto: nunca mais perderemos nossa capacidade de viajar para as estrelas e nunca nos contentaremos com o segundo lugar. Vamos inspirar as crianças, as suas e as minhas, a olhar para cima e sonhar com o que é possível.”
“Americanos caminharão na Lua e em Marte e, ao fazê-lo, tornaremos a vida melhor aqui na Terra. É a honra de uma vida servir neste cargo e trabalhar ao lado da equipe extraordinária da NASA para realizar nossos sonhos compartilhados de exploração e descoberta.”
Isaacman é fundador e CEO da Shift4 Payments e da Draken International, uma empresa de defesa aeroespacial. Ele se tornou astronauta comercial em 2021 e serviu como comandante de missão nas missões Inspiration4 e Polaris Dawn, ambas utilizando o foguete Falcon 9 e a cápsula Crew Dragon da SpaceX, de Elon Musk. A Polaris Dawn chamou atenção da mídia por levar sua tripulação à maior órbita da Terra que seres humanos já voaram e pela primeira caminhada espacial comercial do mundo (Atividade Extra-Veicular). Foi Isaacman quem realizou essa caminhada espacial.
Ele também lidera o Programa Polaris, que utiliza a SpaceX para impulsionar os esforços de voos espaciais comerciais.
Tem sido uma prática comum que ex-astronautas se tornem administradores da NASA, mas todos ganharam suas asas como astronautas da própria agência. O atual administrador, ex-senador Bill Nelson (D-Fla.), voou a bordo do ônibus espacial Columbia em 1986 na missão STS-61C, durante a qual orbitou a Terra 98 vezes em seis dias e conduziu 12 experimentos médicos, incluindo o primeiro teste de estresse em esteira dos Estados Unidos no espaço.
No entanto, Isaacman parece ser a primeira pessoa com asas de astronauta comercial concedidas pela FAA a ser indicada para esta posição.
Ele assumirá a posição administrativa em um momento em que a atividade espacial privada está mais ativa do que nunca. A SpaceX estabeleceu a meta ambiciosa de lançar 148 foguetes em 2024 e sua gigantesca Starship – que Musk pretende usar não apenas para chegar à Lua, mas também para colonizar Marte – continua alcançando marcos importantes.
Isaacman também herdará o Programa Artemis da NASA, cujo objetivo é utilizar parcerias internacionais e cooperação com o setor privado para levar seres humanos de volta à Lua pela primeira vez desde 1972 e estabelecer uma presença permanente antes do Partido Comunista Chinês.