O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou nesta quarta-feira Kevin Marino Cabrera como novo embaixador no Panamá e aproveitou a ocasião para afirmar que Washington está sendo “enganado” com o canal do Panamá, uma via fluvial que nos últimos dias ele tem sugerido que tentará tomar sob controle.
“Tenho o prazer de anunciar que Kevin Marino Cabrera atuará como embaixador dos Estados Unidos na República do Panamá, um país que está nos enganando no canal do Panamá, muito além de seus sonhos mais selvagens”, manifestou o magnata americano em seu canal oficial no Truth Social, sua própria rede social.
Trump tem sugerido nos últimos dias sua vontade de tomar sob controle o canal do Panamá caso a nação centro-americana não reduza as “absurdas” tarifas de passagem. De Cidade do Panamá asseguraram que o canal “continuará sendo” panamenho, enquanto Trump enfatizou que isso “ainda está para se ver”.
Em relação ao futuro embaixador Cabrera, Trump destacou seu compromisso “feroz” com os valores do “America First”, a teoria política que o presidente eleito defende e que advoga por priorizar os americanos frente a migrantes ou terceiros países. Além disso, o elogiou como “fundamental” para impulsionar o crescimento econômico no condado de Miami-Dade.
“Em 2020, Kevin fez um trabalho incrível como meu diretor estadual da Flórida (…) Poucos entendem a política latino-americana tão bem quanto Kevin. Fará um trabalho fantástico representando os interesses de nossa nação no Panamá!“, concluiu Trump, que tomará posse como novo presidente americano em apenas um mês.