Trump ordena desclassificação de arquivos relacionados às mortes de John F. Kennedy e Martin Luther King

‘Suas famílias e o povo americano merecem transparência e verdade’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira uma ordem executiva para desclassificar arquivos relacionados aos assassinatos do ex-presidente John F. Kennedy, do senador Robert F. Kennedy, irmão do primeiro, e Martin Luther King.

«Suas famílias e o povo americano merecem transparência e verdade. É de interesse nacional que sejam finalmente publicados todos os registros relacionados a estes assassinatos sem demora», diz a ordem executiva assinada por Trump.

O magnata republicano enfatizou que “a contínua ocultação de informação” dos arquivos relacionados ao assassinato de John F. Kennedy “não é coerente com o interesse público”. “A publicação destes registros já está atrasada há muito tempo”, acrescentou.

Em um prazo de 15 dias, o diretor da Inteligência Nacional e o procurador-geral deverão “apresentar um plano ao presidente para a divulgação total e completa dos registros relacionados ao assassinato do presidente John F. Kennedy”.

Da mesma forma, a ordem executiva insta as citadas autoridades pertinentes a apresentar um plano em um prazo de 45 dias para a divulgação completa dos registros sobre os assassinatos de Robert F. Kennedy e o reverendo Martin Luther King.

“Embora nenhuma lei do Congresso gerencie a divulgação de informação relativa aos assassinatos do senador Robert F. Kennedy e do reverendo Martin Luther King, determinei que a publicação (…) é de interesse público”, acrescentou.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *