Pesquisar
Close this search box.

Trump Planeja Demitir Burocratas de Carreira do DOJ e FBI se Reeleito

O ex-presidente Donald Trump irá expurgar o estado administrativo demitindo burocratas de carreira do DOJ (Departamento de Justiça) e do FBI, se vencer a reeleição, disseram nove pessoas envolvidas no esforço à Reuters.

Trump repetidamente prometeu eliminar o estado administrativo, ou “deep state” (estado profundo), como ele o chamou, ao retornar ao cargo.

O termo “estado administrativo” descreve especificamente o fenômeno de agências administrativas sem responsabilidade e não eleitas, incluindo o aparato de segurança nacional, que exercem poder para criar e aplicar suas próprias regras. O estado administrativo usa sua capacidade de criar regras ou poder bruto para essencialmente usurpar a separação de poderes entre os três ramos do governo, criando um chamado quarto ramo do governo não formado pela Constituição.

O foco relatado de Trump em reformar o DOJ se baseia na sua crença de que burocratas de carreira dentro do estado administrativo visam de forma inadequada conservadores, grupos conservadores ou ideais conservadores com a ajuda do estado de segurança nacional ou aparato de inteligência. A alegação de Trump é sustentada por reportagens significativas sobre várias controvérsias, como o coronavírus, a farsa da Rússia e o “laptop do inferno”.

A próxima administração de Trump colocaria novas restrições à autoridade do DOJ, descentralizando seu poder para outras agências de aplicação da lei, disseram as fontes à Reuters. A iniciativa não é uma ideia nova entre os cidadãos preocupados com a erosão da liberdade civil.

Eliminar o conselheiro geral do FBI, um escritório que trabalhou contra a presidência de Trump e a investigação sobre a farsa da Rússia em 2016, seria a primeira medida, disseram dois aliados proeminentes de Trump.

A campanha de Biden condenou a ideia como uma vingança de Trump contra adversários políticos que supostamente trabalham para uma agência apartidária financiada pelos contribuintes. A maioria dos conservadores concorda que um presidente deve ter o poder de demitir e contratar burocratas federais por justa causa.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Uma resposta

  1. Trump vai voltar com mais sabedoria sobre tudo que está acontecendo , há males que vem para o bem , foi bom k Trump não ganhar e ficar OLHANDO tudo de fora, vai boltar cuspindo marimbondo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *