O presidente eleito Donald Trump assinará ordens executivas renomeando o Golfo do México e o monte Denali em seu primeiro dia no cargo, confirmou a futura Secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt.
As ordens executivas do dia da posse, inicialmente reportadas pelo New York Post, fazem parte de uma série de ações executivas que Trump planeja tomar após fazer o juramento.
As medidas irão renomear o Golfo do México para “Golfo da América” e Denali, a montanha mais alta da América do Norte, voltará a se chamar “Monte McKinley”.
“O Presidente Trump está trazendo bom senso ao governo e renovando os pilares da Civilização Americana”, afirma um trecho da ordem.
Os decretos direcionam o Secretário do Interior a fazer as mudanças de nome. As alterações serão aplicadas em documentos federais oficiais e mapas, embora não esteja claro se a ordem também exigirá que as escolas usem a nova terminologia.
A notícia surge enquanto Trump afirma que planeja assinar aproximadamente 200 ordens em seu primeiro dia no cargo, focadas principalmente na aplicação de leis de imigração e na redução de iniciativas de DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão).
O monte Denali, localizado no Alasca, teve seu nome mudado de Monte McKinley para Denali em 2015, durante o governo Obama, em reconhecimento ao nome histórico dado pelos nativos da região. A nova ordem de Trump reverte essa mudança.