Caso a medida seja implementada, será a segunda alteração promovida por Trump no sistema eleitoral durante este mandato.
Uma nova proposta do presidente Donald Trump pretende tornar obrigatória a apresentação de identificação em todas as eleições nos Estados Unidos. O anúncio foi feito no sábado 30, por meio de publicação na rede Truth Social.
“A identidade do eleitor deve constar em todos os votos”, afirmou o presidente por meio das redes sociais. “Sem exceções! Vou cumprir uma ordem executiva para esse fim!”
Segunda mudança no sistema eleitoral dos EUA
Caso a medida seja implementada, será a segunda alteração promovida por Trump no sistema eleitoral durante este mandato. Em 25 de março, o presidente já havia assinado decreto que exige comprovação de cidadania para votar, citando exemplos do Brasil e da Índia ao justificar a mudança e reforçar a segurança do processo eleitoral.
Desde seu primeiro mandato, Trump tem colocado em dúvida a integridade do sistema eleitoral dos Estados Unidos, alegando que a derrota para Joe Biden em 2020 resultou de fraude. Ele e aliados também levantam suspeitas sobre votos de imigrantes, embora não haja evidências de que isso ocorra de forma significativa.
Trump também defende o fim das urnas eletrônicas e o retorno às cédulas de papel
O presidente também defende o fim das urnas eletrônicas e o retorno às cédulas de papel, com contagens manuais. Em agosto, Trump prometeu proibir tanto o voto por correio quanto as máquinas eletrônicas antes das eleições legislativas de 2026.
A votação nacional marcada para 3 de novembro de 2026 será o primeiro grande teste das políticas internas e exteriores de Trump desde sua volta ao cargo em janeiro, com os democratas em busca de retomar o controle da Câmara dos Representantes e do Senado para tentar barrar a agenda do presidente republicano.