‘UM LÍDER DE EFICÁCIA COMPROVADA’
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs Paul Atkins como o novo chefe da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA, substituindo Gary Gensler, que renunciou no final de novembro e deixará o cargo em 20 de janeiro, mesmo dia em que o republicano retornará à Casa Branca.
“Paul é um líder de eficácia comprovada a favor de uma regulamentação com bom senso. Ele acredita na promessa de mercados de capitais sólidos e inovadores que atendam às necessidades dos investidores e proporcionem capital para tornar nossa economia a melhor do mundo”, afirmou Trump em um post em sua rede social, Truth Social.
“Ele também reconhece que os ativos digitais e outras inovações são cruciais para tornar os Estados Unidos mais fortes do que nunca”, acrescentou, referindo-se à opinião favorável de Atkins sobre os criptoativos, o que contrasta com a postura de seu antecessor.
Os mercados esperam que Atkins, que já foi comissário da SEC durante a presidência de George W. Bush, reduza a regulamentação financeira vigente e seja mais indulgente com as infrações legais detectadas, aplicando sanções mais moderadas, assim como fez durante sua passagem pela SEC.
O anúncio ocorreu pouco depois de Trump nomear Gail Slater para liderar a divisão antitruste do Departamento de Justiça.