Trump reduz prazo para Rússia encerrar invasão da Ucrânia de 50 dias originais para “10 a 12 dias”: “Não há razão para esperar tanto tempo”

WASHINGTON — O presidente Trump disse na segunda-feira que antecipará o prazo para o presidente russo Vladimir Putin parar sua invasão da Ucrânia dos 50 dias originais — um dia depois de dizer a Miranda Devine do The Post que “não há razão para esperar tanto tempo”.

“Vou estabelecer um novo prazo de cerca de 10 a 12 dias a partir de hoje”, Trump disse aos repórteres em seu clube Turnberry na Escócia enquanto se reunia com o primeiro-ministro britânico Keir Starmer.

Trump, de 79 anos, originalmente deu a Putin 50 dias a partir de 14 de julho para encerrar a invasão do vizinho ocidental da Rússia e elaborar um acordo de paz ou enfrentar punições econômicas adicionais.

“Estou desapontado com ele, devo ser honesto com você”, disse o presidente americano a Devine sobre seu homólogo russo no mais novo episódio do “Pod Force One”, a ser lançado na quarta-feira.

“Tivemos ótimas conversas, mas não foram seguidas de, você sabe, algumas coisas muito ruins aconteceram. Coisas muito, muito ruins aconteceram depois que tivemos conversas. E eu saía e dizia: ‘Bem, realmente pensei que tínhamos resolvido’ três ou quatro vezes.”

Trump disse na segunda-feira que não decidiu se imporá sanções adicionais à Rússia ou aplicará tarifas secundárias aos compradores de energia russa — o que afetaria países como China, Índia e Brasil — mas reiterou que “simplesmente não vemos nenhum progresso sendo feito” para encerrar o conflito mais sangrento da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

“Não estou mais tão interessado em conversar”, acrescentou enquanto Starmer observava.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky tem estado aberto a se reunir com Putin para negociar o fim da guerra de 41 meses, mas o Kremlin se recusou a enviar o presidente russo para se encontrar para conversas diretas, escolhendo se envolver primeiro com funcionários de menor escalão.

Zelensky disse ao The Post em uma entrevista individual recente que estava “muito grato” por Trump apoiar sanções, mas se preocupava que o prazo de 50 dias custaria muitas vidas.

“Cinquenta dias, para nós, é apenas — cada dia é assustador”, disse Zelensky em 17 de julho em uma entrevista em Kiev.

“Putin desperdiçou o tempo do presidente Trump”, acrescentou o líder ucraniano. “Eu gostaria muito de ver os Estados Unidos, o Congresso e o presidente colocarem alguma pressão nesta situação com sanções e então quanto mais cedo, quanto mais rápido puder ser feito, melhor.”

As três reuniões de delegações Ucrânia-Rússia realizadas na Turquia nos últimos meses não conseguiram estabelecer com sucesso um cessar-fogo, mas levaram a trocas de prisioneiros.

A última reunião, realizada em 23 de julho, durou menos de uma hora. Os dois lados não chegaram nem perto de um cessar-fogo, apesar do aviso de 50 dias de Trump para a Rússia.

Enquanto isso, Trump ligou diretamente para Putin e tentou ser um mediador na guerra entre ele e Zelensky. Ele disse que Putin lhe diz que quer encerrar a guerra, apenas para continuar direcionando ataques de mísseis na Ucrânia.

“Temos conversas maravilhosas”, Trump disse a Devine no domingo. “E então eu vou para casa, ligo as notícias e vejo que Kiev acabou de ser bombardeada. Acabou de ser despedaçada. Você não pode fazer essas coisas. Quero dizer, eu disse: ‘Espere um minuto. Acabei de falar com ele quatro horas atrás, e agora de repente eles estão enviando bombas para Kiev e outros lugares.'”

Crédito NYP

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *