O ex-presidente dos Estados Unidos foi atingido por disparos durante um comício em Butler, Pensilvânia
Por meio do perfil oficial de sua campanha no Twitter/X, o ex-presidente e candidato à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, falou sobre a tentativa de assassinato que sofreu neste sábado, 13. Trump foi atingido por um disparo na orelha enquanto discursava em um comício na cidade de Butler, na Pensilvânia.
Na publicação, Trump agradeceu a ação do Serviço Secreto do país. Ele também prestou condolências às famílias dos outros atingidos. No atentado, uma pessoa morreu, e outra ficou gravemente ferida.
Leia, na íntegra, o pronunciamento de Trump:
“Eu quero agradecer ao Serviço Secreto e a todos os agentes de reforço da lei pela resposta rápida ao atentado em Butler, na Pensilvânia. E o mais importante, eu quero estender minhas condolências à família da pessoa que foi morta no comício, e à família de outra pessoa, que está gravemente ferida. É incrível que um ato desses possa acontecer em nosso país. Ainda não se sabe nada do atirador, que está morto.
Eu fui atingido por uma bala que passou pelo topo da minha orelha direita. Eu soube imediatamente que algo estava errado, pois escutei zumbidos, disparos, e senti o projétil rasgando minha pele. Havia muito sangue, então entendi o que estava acontecendo. Que Deus abençoe a América.“
O atentado contra Trump
Trump foi vítima de uma tentativa de assassinato neste sábado, 13, durante um comício no Estado da Pensilvânia. Logo depois do ataque, Trump protegido pelos agentes do Serviço Secreto, retirado do local e levado a um centro médico.
O porta-voz de Trump disse que ele está bem. “O presidente Trump agradece às autoridades e aos socorristas pela sua ação rápida durante este ato hediondo. Ele está bem e está sendo examinado em um centro médico local. Mais detalhes virão”, disse Cheung, em comunicado.
Trump foi atingido na orelha direita. Logo depois dos disparos, havia uma mancha de sangue do lado direito do rosto do ex-presidente. Mesmo assim, ele ergueu o punho em um gesto simbólico de coragem.
O chefe de comunicações do Serviço Secreto dos Estados Unidos, Anthony Guglielmi, disse que o ex-presidente está seguro e informou que o caso será investigado. “Esta é agora uma investigação ativa do Serviço Secreto e mais informações serão divulgadas quando disponíveis”, explicou Guglielmi.
Donald Trump Jr., filho do ex-presidente, postou uma imagem do momento do atentado e afirmou que “ele nunca vai parar de lutar para salvar a América”.
Possível atirador de comício de Trump está morto, dizem autoridades
O possível atirador do comício do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi morto durante um comício na Pensilvânia neste sábado, 13, segundo relataram fontes policiais.
O promotor distrital do condado de Butler, Richard Goldinger, disse que uma outra pessoa, que ainda não foi identificada, também morreu.