Um novo levantamento da Edison Research aponta uma guinada nas preferências políticas dos eleitores latinos nos Estados Unidos

De acordo com a pesquisa, Donald Trump alcançou, nesta eleição, o maior nível de apoio entre eleitores latinos para um candidato republicano desde 1976.

Os latinos, que representam 6% do eleitorado norte-americano, foram fundamentais para estreitar a diferença entre o Partido Democrata e o Partido Republicano. A análise mostra que a vantagem de Joe Biden sobre Trump, que era de 33 pontos percentuais em 2020, caiu drasticamente para apenas 6 pontos em 2024.

Entre os homens latinos, Trump conseguiu abrir uma liderança de 12 pontos percentuais. O desempenho confirma os rumores anteriores de que haveria um realinhamento entre esses eleitores, que se distanciaram dos democratas nos últimos anos.

O fator que mais pesou para essa mudança foi a economia, considerada a questão mais importante por 40% dos eleitores latinos, acima da média nacional. A alta inflação e a percepção de má gestão econômica durante o governo Biden foram ponto chave na decisão de muitos.

Dados do Pew Research Center indicam que 85% dos latinos colocam a economia como sua maior preocupação, com saúde e violência vindo em seguida. O conservadorismo também tem crescido entre esse grupo, sobretudo entre aqueles que migraram de países da América Latina marcados por regimes autoritários de esquerda.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *