Elon Musk disse que a agência “Não tem mais jeito.”
Elon Musk, que diz que o Presidente Donald Trump concorda que a USAID deve ser fechada, descreveu a agência governamental como “além do reparo”. Musk também expressou quanto ele gosta do presidente.
Funcionários da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) disseram que rastrearam mais de 600 trabalhadores que relataram terem sido bloqueados dos sistemas de computador da USAID durante a noite, segundo a Associated Press. Pessoas que permaneceram no sistema receberam e-mails declarando que “por ordem da liderança da Agência” a instalação da sede “estará fechada para o pessoal da Agência na segunda-feira, 3 de fevereiro.”
Elon Musk, que está liderando o esforço do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), disse durante uma conversa nos Espaços do X que o Presidente Donald Trump concordou que a USAID deveria ser fechada.
Musk indicou que o processo de fechamento está em andamento. Ele disse que diferentemente de uma maçã contaminada por um verme, a agência é “uma tigela de vermes.”
“Está tudo podre”, ele disse. “Não tem mais jeito.”
Musk observou que quanto mais ele conhece Trump, mais ele gosta do presidente. “Francamente, eu amo o cara. Ele é ótimo”, disse o magnata dos negócios sobre o comandante-em-chefe.
Musk tem criticado duramente a USAID em postagens no X. “A USAID é uma organização criminosa. Hora dela morrer”, ele tuitou. “A USAID era um ninho de víboras de marxistas radicais de esquerda que odeiam a América”, ele afirmou.
“Passamos o fim de semana alimentando a USAID no triturador de madeira. Poderia [ter] ido a algumas festas ótimas. Fiz isso em vez disso”, Musk observou.