USAID será incorporada ao Departamento de Estado sob comando interino de Rubio

O Secretário de Estado Marco Rubio anunciou na segunda-feira que é diretor interino da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional em meio a uma reformulação “apocalíptica”, enquanto legisladores democratas ameaçaram atrasar indicações de Trump.

Segundo Rubio, as “funções da USAID” devem se alinhar com a política externa dos EUA, chamando-a de “uma agência completamente sem resposta”. Rubio também “delegou a autoridade” para dirigir a agência a um funcionário americano não identificado, enquanto funcionários da USAID foram orientados a trabalhar de casa na segunda-feira.

Legisladores democratas, incluindo o Sen. Brian Schatz, D-Hawaii, criticaram duramente o Presidente Donald Trump e Elon Musk durante uma coletiva de imprensa na segunda-feira em frente à sede da USAID em Washington, D.C. Segundo Schatz, fechar a USAID causaria “sofrimento em todo o mundo” enquanto ele prometeu atrasar as indicações de Trump até que a agência seja restaurada.

“Até e a menos que esta ação descaradamente autoritária seja revertida e a USAID esteja funcional novamente, colocarei uma suspensão geral em todas as indicações do Departamento de Estado da administração Trump”, disse Schatz aos repórteres. “Este é um caos autoinfligido de proporções épicas que terá consequências perigosas em todo o mundo.”

“Desmantelar a USAID é ilegal e nos torna menos seguros. A USAID foi criada por lei federal e é financiada pelo Congresso. Donald Trump e Elon Musk não podem simplesmente fazê-la desaparecer com uma canetada — eles precisam aprovar uma lei”, disse Schatz.

Qualquer implicação para o maior fornecedor mundial de assistência alimentar para partes subdesenvolvidas do globo permanece largamente incerta, mas várias organizações que fornecem ajuda humanitária alertaram que podem ter que suspender operações ou fechar completamente.

“Existem coisas que a USAID, que fazemos através da USAID, que devemos continuar a fazer, e continuaremos a fazer”, afirmou Rubio.

Enquanto isso, um alto diplomata americano afirmou que a mudança “não se trata de encerrar os programas que a USAID faz, por si só.”

“Há coisas que ela faz que são boas e há coisas que ela faz sobre as quais temos fortes questionamentos”, a fonte não identificada supostamente disse à CNN.

As mudanças chegaram quando funcionários federais da USAID trabalharam segunda-feira de casa após serem instruídos a não se apresentar para o trabalho no escritório principal do departamento no centro de Washington porque estava fechado.

“Por orientação da liderança da Agência, a sede da USAID no edifício Ronald Reagan em Washington, D.C., estará fechada para o pessoal da Agência na segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025”, os trabalhadores foram informados em um e-mail enviado logo após a meia-noite, uma cópia do qual a CNN disse ter obtido.

Um funcionário descreveu isso como “o apocalipse” na USAID.

“O pessoal da Agência normalmente designado para trabalhar na sede da USAID trabalhará remotamente amanhã, com exceção do pessoal com funções essenciais no local e manutenção do edifício individualmente contatado pela alta liderança”, dizia parte do e-mail.

Tentativas da UPI de acessar o site da agência e contas de mídia social foram mal sucedidas nas primeiras horas da manhã.

Musk, o empresário bilionário da tecnologia encarregado do Departamento de Eficiência Governamental de Trump, seguiu no início de segunda-feira dizendo que a USAID estava em processo de ser fechada.

“Com relação ao assunto da USAID, eu discuti isso com [Trump] em detalhes e ele concordou que devemos fechá-la”, disse Musk em seu fórum X Spaces.

A USAID foi estabelecida em 1961 por um ato do Congresso.

O bloqueio sem precedentes veio dois dias depois que dois altos funcionários de segurança da USAID foram colocados em licença administrativa por se recusarem a permitir que a equipe de Musk acessasse documentos classificados para os quais não tinham as autorizações de segurança necessárias, e pouco mais de uma semana depois que toda ajuda externa existente foi suspensa por 90 dias, pendente de revisão, com exceções para Israel e Egito.

A ajuda externa total representa menos de 1% do orçamento federal.

A conversa de Musk indicando que Trump concordou que a agência precisava ser fechada chegou depois que Musk postou anteriormente sem evidências que a USAID era “uma organização criminosa” e era “hora de ela morrer.”

Enquanto isso, o proprietário da Tesla e SpaceX acusou a agência independente — que passou as últimas seis décadas gastando bilhões de dólares anualmente aliviando pobreza, doenças e o impacto de desastres naturais ao redor do mundo, além de promover a democracia — de ser “incrivelmente partidária politicamente.”

Musk alegou que ela apoiava “causas radicalmente de esquerda” ao redor do mundo que eram “anti-americanas” e que, com base no que sua equipe tinha encontrado, estava tão longe que não podia ser consertada.

“Ficou aparente que não é uma maçã com um verme dentro. O que temos é apenas uma bola de vermes. Não há maçã. E quando não há maçã, você precisa se livrar de tudo. É por isso que tem que acabar. Está além do reparo.”

Falando com repórteres no domingo à noite, Trump concordou dizendo que a agência tinha “sido dirigida por um bando de lunáticos radicais.”

“Estamos tirando eles, e então tomaremos uma decisão” sobre qual futuro, se houver algum, aguarda a USAID, segundo Trump.

O Washington Post diz que a movimentação na USAID demonstrou a determinação da nova administração em forçar uma mudança na direção da política externa dos Estados Unidos para a implementação das políticas percebidas de “América Primeiro” de Trump.

O Post descreveu a agência como tendo sido sitiada desde que Trump assumiu o cargo em 20 de janeiro “açoitada por congelamentos de ajuda, expurgos de pessoal e confusão.”

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *