Foto - Reprodução/X
Projeções indicam vitória do EPP, partido da atual presidente da Comissão Europeia.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, comemorou neste domingo (9.jun.2024) a vitória da centro-direita nas eleições para o Parlamento da União Europeia. “Isso é incrível, nós tivemos uma campanha fantástica, estávamos determinados e unidos, e agora nós vencemos as eleições europeias”, disse Von der Leyen em Bruxelas (Bélgica), sede do bloco.
Segundo projeções, o EPP (Partido Popular Europeu, em tradução da sigla para o português), de centro-direita, assegurou 189 cadeiras no Parlamento, ou 26,25% do total (720). O resultado, ainda que parcial, favorece a reeleição de Von der Leyen, que é do EPP.
A política alemã de 65 anos ocupa o cargo de chefe do Executivo europeu desde 2019. Von der Leyen deve ter o apoio da maioria dos 27 líderes da UE no Conselho Europeu. Se a sua reeleição se confirmar, ela permanecerá mais 5 anos no posto.
Para ocupar o cargo de presidente da Comissão Europeia, um candidato precisaria ter pelo menos 361 votos dos 720 parlamentares. Depois, o Conselho Europeu valida a escolha.
Uma resposta
A direita conservadora finalmente prevalece na Comunidade Européia derrotando a esquerda refutada pela maioria dos cidadãos livres e democráticos.