Evento, oficialmente chamado de 1º Fórum de Buenos Aires, será realizado de 5 a 7 de novembro
O “Gilmarpalooza” está prestes a lançar a sua versão sul-americana. Capitaneada pelo decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, a iniciativa, oficialmente chamada de 1º Fórum de Buenos Aires, será realizada na capital da Argentina de 5 a 7 de novembro. A lista de palestrantes conta com deputados, senadores, ministros do governo Lula, integrantes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e empresários.
Pelo STF, além do decano, o ministro Alexandre de Moraes marcará presença na edição argentina do “Gilmarpalooza”, que já realizou 25 edições em Portugal. De acordo com a organização do evento, Moraes vai fazer parte do painel que terá como tema “Jurisdição constitucional e proteção da democracia em tempos de crise”.
Apesar da série de palestras e debates, Gilmar será o protagonista do evento. O ministro está escalado para participar de seis diferentes momentos do evento, divididos nos três dias de programação. Estará, por exemplo, na mesa de conversa intitulada “Democracia e Poder Legislativo no século 21: o papel do Parlamento em tempos de incerteza”.
Cinco ministros do STJ irão participar do evento: Luís Felipe Salomão, Benedito Gonçalves, Sebastião Reis Júnior, Paulo Sérgio Domingues e Ricardo Villas Bôas Cueva. Os ministros Floriano Azevedo Marques Neto e Estela Aranha irão representar o Tribunal Superior Eleitoral.
Políticos e empresários no “Gilmarpalooza”
No cenário político, o “Gilmarpalooza” será suprapartidário. Os senadores Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Eduardo Gomes (PL-TO) estão na lista de confirmados. O mesmo ocorre com a deputada estadual Janaína Riva (MDB), de Mato Grosso, e com os deputados federais Marcos Pereira (Republicanos-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP). O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), também consta entre os convidados.
O primeiro escalão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará com dois representantes no evento. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participará da abertura do encontro, na noite de quarta-feira 5. Já o titular da pasta de Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, integrará o debate “Mudanças climáticas e impactos no setor agropecuário”.
Alexandre Nogueira (CEO do Grupo Light), Anselmo Leal (diretor-presidente da Águas do Rio), Juliano Noman (presidente da Associação Nacional das Empresas Aéreas), Raul Jungman (ex-ministro de Segurança Pública e atual presidente do Instituto Brasileiro de Mineração), Bruna Marengoni (sócia do banco BTG Pactual), André Esteves (presidente do conselho de administração do BTG Pactual), Dyogo Oliveira (presidente da Confederação Nacional das Seguradora), Paulo Painez (diretor de relações institucionais e sustentabilidade da MBRF) e Luiz Carlos Trabuco (presidente do conselho de administração do Bradesco) serão algumas das figuras do meio empresarial no evento.
A primeira edição argentina do “Gilmarpalooza” conta com a realização do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), que tem Gilmar Mendes como um de seus fundadores. Além do IDP, outras quatro instituições assinam a organização: a Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, a divisão de Justiça da Fundação Getulio Vargas, o Fórum de Integração Brasil-Europa e o conselho federal da Ordem dos Advogados do Brasil.





