Vice-presidente JD Vance critica subsídio americano à defesa europeia e cobra liberdade de expressão

Em discurso contundente durante o CPAC (Conferência de Ação Política Conservadora), o vice-presidente JD Vance criticou o atual sistema de defesa europeu, que depende fortemente dos contribuintes americanos, e questionou valores democráticos no continente.

“A defesa da Alemanha é totalmente subsidiada pelo contribuinte americano. Existem milhares e milhares de tropas americanas na Alemanha hoje. Você acha que o contribuinte americano vai tolerar isso se você for preso na Alemanha por postar um tweet considerado ofensivo? Claro que não”, declarou Vance.

O vice-presidente enfatizou que a amizade entre nações deve ser baseada em valores compartilhados: “A mensagem que tento passar aos nossos amigos europeus, e acredito que são nossos amigos, sei que o Presidente Trump também acredita, é que amizade é baseada em valores compartilhados. Você não tem valores compartilhados se está prendendo pessoas por dizerem que devemos fechar nossas fronteiras”.

Vance também criticou práticas antidemocráticas na Europa: “Você não tem valores compartilhados se cancela eleições porque não gosta do resultado, como aconteceu na Romênia. Você não tem valores compartilhados se tem tanto medo do seu próprio povo que os silencia”.

O vice-presidente concluiu defendendo uma nova abordagem para as alianças ocidentais: “Vamos ter valores compartilhados. Vamos defender a democracia. Vamos ter liberdade de expressão, não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo ocidental. Esse é o caminho para alianças fortes na Europa”.

O discurso de Vance reflete a postura da atual administração Trump em relação às relações transatlânticas, enfatizando a necessidade de maior reciprocidade e compromisso com valores democráticos fundamentais como condição para a manutenção das alianças estratégicas.

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *