Pelas redes sociais, Christopher Landau cobrou do governo brasileiro ações para limitar a atuação do magistrado
O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos (EUA), Christopher Landau, fez críticas contundentes à atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira, 17.
Pelas redes sociais, Landau cobrou do governo brasileiro ações para limitar a atuação do magistrado. Ele ainda sugeriu o risco de rusgas na relação histórica entre os dois países.
The United States continues to wait for Brazil to rein in its runamok Supreme Court Justice Moraes before he completely destroys the relationship that our great countries have enjoyed for more than two centuries. Instead of any attempt to resolve the crisis, Brazil is allowing…— Christopher Landau (@DeputySecState) September 17, 2025
Conforme o vice-secretário, a postura de Moraes pode ameaçar mais de 200 anos de diplomacia entre Washington e Brasília. “Os Estados Unidos continuam aguardando que o Brasil contenha o juiz fora de controle Moraes antes que ele destrua completamente a relação que nossos grandes países desfrutam há mais de dois séculos”, escreveu, no X.
Acusações de manipulação e censura contra Moraes
O vice-secretário de Estado dos EUA acusou Moraes de manipular o Judiciário para fins políticos e alertou para o fato de que o país norte-americano não admitirá a aplicação de medidas de censura em seu território. “Os Estados Unidos não permitirão que o juiz Moraes estenda seu regime de censura ao nosso território”, disse Landau.
Em outra publicação, ele classificou o processo conduzido no Brasil como uma “farsa política”. Criticou, ainda, a possibilidade de aumentar a punição de um réu em razão da reação de terceiros, em referência a uma notícia que sugeria que Donald Trump, presidente dos EUA, poderia influenciar o destino de Jair Bolsonaro.
If this report is accurate, it just confirms that the entire “judicial” process underway in Brazil is a political charade. Those who claim to be following the rule of law cannot increase the punishment of a criminal defendant in light of a third party’s response to their ruling.…— Christopher Landau (@DeputySecState) September 17, 2025
“Se esta reportagem for precisa, apenas confirma que todo o processo ‘judicial’ em andamento no Brasil é uma farsa política”, escreveu. “Aqueles que afirmam seguir o Estado de Direito não podem aumentar a punição de um réu em função da resposta de terceiros à sua decisão. Como Trump e Marco Rubio [secretário de Estado dos EUA] enfatizaram, os Estados Unidos responderão adequadamente a essa caça às bruxas política e não serão dissuadidos por ameaças judiciais.”
As declarações de Landau não são inéditas. Depois da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo STF, o vice-secretário já havia acusado Moraes de enfraquecer o Estado de Direito e de levar as relações entre os dois países ao “ponto mais sombrio em dois séculos”.