VITÓRIA: Trump garante acordos comerciais nas Filipinas e Indonésia

A América agora tem um mercado quase aberto nos dois países do Sudeste Asiático.

O Presidente Donald Trump anunciou dois acordos comerciais na terça-feira, continuando sua sequência de garantir mercados abertos para produtos americanos exportados enquanto impõe tarifas rigorosas sobre produtos filipinos e indonésios.

“Foi uma visita linda, e concluímos nosso Acordo Comercial, pelo qual as Filipinas vão ter MERCADO ABERTO com os Estados Unidos, e ZERO Tarifas”, disse Trump em uma postagem no TruthSocial após seu encontro com o Presidente filipino Ferdinand Marcos Jr.

Trump rapidamente continuou com detalhes sobre um acordo comercial massivo com a república da Indonésia feito na semana passada.

“Está acordado que a Indonésia será Mercado Aberto para Produtos Industriais e Tecnológicos americanos, e produtos agrícolas, eliminando 99% de suas Barreiras Tarifárias”, disse Trump.

Esses acordos vêm depois que Trump ameaçou vários países a virem à mesa até 1º de agosto ou enfrentar taxas tarifárias aumentadas.

Produtores americanos agora terão acesso ao mercado filipino completamente livre de tarifas, disse Trump. Ao mesmo tempo, todas as importações filipinas carregarão uma tarifa de 19% — uma leve redução da tarifa ameaçada de 20%.

As Filipinas — um país com cerca de um terço da população dos Estados Unidos — teve aproximadamente um desequilíbrio comercial de 5 bilhões de dólares em 2024, importando 9,3 bilhões de dólares em produtos americanos enquanto exportava 14,2 bilhões de dólares em produtos para os Estados Unidos.

Os Estados Unidos importam uma vasta quantidade de circuitos eletrônicos e peças de máquinas de escritório das Filipinas, enquanto exportam principalmente produtos alimentícios e circuitos integrados para o país do Sudeste Asiático, segundo um relatório de 2023 do Observatório de Complexidade Econômica.

Trump recentemente garantiu um acordo comercial similar com o Vietnã, conseguindo um mercado aberto para produtos americanos enquanto todos os produtos vietnamitas importados carregarão uma tarifa de 20%.

Trump também sugeriu colaboração militar contínua com as Filipinas. “Além disso”, escreveu Trump, “trabalharemos juntos Militarmente.”

As Filipinas ficam em uma localização estratégica perto da China e entraram em conflito com os chineses em tempos recentes.

Em uma reunião de segunda-feira entre Marcos e o Secretário de Defesa Pete Hegseth, este último disse “Nossa aliança histórica nunca foi mais forte ou mais essencial do que é hoje. … Juntos, permanecemos comprometidos com o tratado de defesa mútua. E este pacto se estende a ataques armados contra nossas forças armadas, aeronaves ou embarcações públicas, incluindo nossa Guarda Costeira, em qualquer lugar no Pacífico, incluindo o Mar do Sul da China.”

Hegseth acrescentou que, “Não buscamos confronto, mas estamos e estaremos prontos e resolutos.”

Trump elogiou Marcos, dizendo que “Foi uma Grande Honra estar com o Presidente. Ele é Altamente Respeitado em seu País, como deveria ser. Ele também é um negociador muito bom e firme. Estendemos nossas mais calorosas saudações ao povo maravilhoso das Filipinas!”

Crédito DW

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *