Buffett, uma das pessoas mais ricas do mundo, apoiou democratas em três das últimas quatro eleições presidenciais.
O bilionário revelou na quarta-feira que não endossará a vice-presidente Kamala Harris nem o ex-presidente Donald Trump antes da eleição de 2024.
Buffett, uma das pessoas mais ricas do mundo, havia apoiado os democratas em três das últimas quatro eleições presidenciais.
Um memorando publicado no site do empresário de 94 anos alertou sobre “alegações fraudulentas” nas redes sociais de que Buffett, presidente e CEO da Berkshire Hathaway, teria endossado um candidato político.
“À luz do aumento do uso de redes sociais, têm havido inúmeras alegações fraudulentas sobre o endosso do Sr. Buffett a produtos de investimento, bem como seu endosso e apoio a candidatos políticos”, dizia o breve comunicado.
“O Sr. Buffett atualmente não endossa e não endossará prospectivamente produtos de investimento ou apoiará candidatos políticos”, concluiu.
Buffett, conhecido como o “Oráculo de Omaha”, é um dos investidores mais realizados e influentes da história americana.
Ele é estimado em quase 145 bilhões de dólares, ocupando a 6ª posição na lista de bilionários em tempo real da Forbes.
A decisão de não endossar ninguém por parte do nativo de Nebraska ocorre após seu apoio público à candidatura de Hillary Clinton em 2016 e às campanhas do ex-presidente Barack Obama em 2012 e 2008.
Buffett não endossou o presidente Biden nem Trump na corrida de 2020.
A declaração do investidor foi divulgada um dia após o New York Times relatar que o colega bilionário Bill Gates contribuiu com 50 milhões de dólares para um grupo político que apoia Harris à presidência.
O fundador da Microsoft, cujo patrimônio líquido estimado é de 162 bilhões de dólares, está entre os 81 bilionários que estão financiando a campanha presidencial de Harris, segundo a Forbes.
Enquanto isso, Trump conta com o apoio de 50 bilionários em sua corrida pela Casa Branca, sendo o mais notável o CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk.