Trump diz que decisão da Suprema Corte no caso do Colorado é “unificadora e inspiradora”

Trump diz que decisão da Suprema Corte no caso do Colorado é “unificadora e inspiradora”

O ex-presidente Trump disse à Fox News Digital numa entrevista exclusiva que a decisão unânime do Supremo Tribunal na segunda-feira é “unificadora e inspiradora”, ao mesmo tempo que sublinhou a importância da decisão pendente do tribunal superior na questão da imunidade presidencial.

A Suprema Corte apoiou unanimemente o líder do Partido Republicano em 2024 em seu desafio à tentativa do Colorado de expulsá-lo das eleições primárias de 2024.

O tribunal superior decidiu a favor dos argumentos de Trump no caso, o que terá impacto no estado dos esforços em vários outros estados para remover o provável candidato republicano das suas respectivas cédulas.

O ex-presidente Trump disse à Fox News Digital em uma entrevista exclusiva que a decisão unânime da Suprema Corte na segunda-feira é “unificadora e inspiradora”. (Sean Rayford/Getty Images)

O tribunal considerou pela primeira vez o significado e o alcance do Artigo 3 da 14ª Emenda, que proíbe antigos titulares de cargos que “se envolveram em insurreição” de ocuparem novamente cargos públicos. Desafios foram apresentados para remover Trump da votação de 2024 em mais de 30 estados.

“Uma grande vitória para a América. Muito, muito importante!” Trump disse à Fox News Digital em uma entrevista exclusiva na manhã de segunda-feira.

“Igualmente importante para o nosso país será a decisão que tomarão em breve sobre a imunidade de um presidente – sem a qual, a presidência seria relegada a nada mais do que uma posição cerimonial, o que está longe do que os fundadores pretendiam”, disse Trump à Fox. Notícias Digitais. “Nenhum presidente seria capaz de funcionar de forma adequada e eficaz sem imunidade completa e total”.

Ele acrescentou: “Nosso país correria grande risco”.

Ex-presidente Donald Trump

A Suprema Corte apoiou unanimemente o ex-presidente Trump em seu desafio à tentativa do Colorado de expulsá-lo das eleições primárias de 2024. (Ellen Schmidt/Las Vegas Review-Journal/Tribune News Service via Getty Images)

A Suprema Corte concordou na semana passada em analisar se Trump tem imunidade de processo no caso de interferência eleitoral do procurador especial Jack Smith.

Os juízes decidiram acelerar o recurso e ouvirão as alegações orais a partir de 22 de abril, com uma decisão sobre o mérito esperada para o final de junho.

O julgamento de Trump decorrente da investigação de Smith foi suspenso enquanto se aguarda a resolução do assunto.

A decisão também terá impacto no caso de registros confidenciais de Smith contra o presidente. Esse julgamento ainda não foi agendado.

Donald Trump continua aumentando sua liderança de delegado sobre Nikki Haley na corrida pela indicação presidencial do Partido Republicano

O candidato presidencial republicano, ex-presidente Trump, fala em um comício de campanha no sábado, 2 de março de 2024, em Richmond, Virgínia. (Foto AP/Steve Helber)

Quanto à decisão de segunda-feira, Trump descreveu-a como uma “grande vitória para a América”.

“A decisão de hoje, especialmente o facto de ter sido unânime, 9-0, é unificadora e inspiradora para o povo dos Estados Unidos da América”, disse ele à Fox News Digital.

Na sua decisão unânime, o Supremo Tribunal concluiu que “os estados podem desqualificar pessoas que ocupam ou tentam ocupar cargos públicos”.

“Mas os Estados não têm poder, ao abrigo da Constituição, para fazer cumprir a Secção 3 no que diz respeito aos gabinetes federais, especialmente a Presidência”, escreveu o Supremo Tribunal.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *