Pesquisar
Close this search box.

Trump obtém uma série de vitórias nas nomeações presidenciais republicanas antes da Superterça

Trump obtém uma série de vitórias nas nomeações presidenciais republicanas antes da Superterça

Na corrida para garantir a nomeação presidencial republicana, o ex-presidente Trump está a aumentar a sua liderança.

Trump, que é o favorito para a indicação do Partido Republicano em 2024, ao concorrer pela terceira vez consecutiva à Casa Branca, venceu três disputas no sábado.

Enquanto sua última rival à indicação, a ex-embaixadora da ONU e ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley, obteve sua primeira vitória nas primárias no domingo, Trump desfruta de uma vantagem de 244 a 43 em delegados.

É provável que Trump expanda sua liderança em delegados na noite de segunda-feira, quando Dakota do Norte realizará convenções republicanas na véspera da Superterça. É quando mais de 850 delegados estão em jogo, enquanto 15 estados realizam disputas de nomeação republicana, e as escassas pesquisas de opinião pública nesses estados indicam que Trump é o favorito.

O candidato presidencial republicano, ex-presidente Trump, fala em um comício de campanha no sábado, 2 de março de 2024, em Richmond, Virgínia. (Foto AP/Steve Helber)

“No fim de semana vencemos Missouri, Idaho e Michigan – GRANDES NÚMEROS”, elogiou Trump em sua rede Truth Social na noite de domingo.

O ex-presidente começou o fim de semana capturando todos os 39 delegados em disputa na convenção do partido republicano de Michigan, realizada em Grand Rapids. Trump já havia conquistado a maioria dos 16 delegados concedidos nas primárias estaduais de Michigan, em 27 de fevereiro.

Poucas horas depois, o ex-presidente saiu vitorioso nas convenções do Missouri e encerrou a noite de sábado com uma vitória nas convenções de Idaho.

“Estamos nos lançando como um foguete para a nomeação republicana. Acabamos de receber números hoje que eram inacreditáveis”, elogiou Trump no sábado à noite em um comício em Richmond, Virgínia – que é um dos estados da Super Terça – enquanto apontava para seu vitórias nas urnas em Michigan, Missouri e Idaho.

Haley, que permanece na corrida pela indicação do Partido Republicano pelo menos até a Superterça, apesar das probabilidades extremamente longas que enfrenta, no domingo obteve a vitória pela primeira vez na corrida de 2024, ao superar Trump por cerca de 30 pontos nas primárias republicanas de Washington DC. Ela conquistou 19 delegados e fez história como a primeira mulher a vencer uma primária ou convenção presidencial republicana.

Nikki Haley

A candidata presidencial republicana Nikki Haley fala em um comício durante as primárias presidenciais republicanas do Distrito de Columbia no Madison Hotel em Washington, DC, na sexta-feira, 1º de março de 2024. (Tom Williams/CQ-Roll Call, Inc via Getty Images)

“Os republicanos mais próximos da disfunção de Washington sabem que Donald Trump não trouxe nada além de caos e divisão nos últimos 8 anos. É hora de começar a vencer novamente e fazer nossa nação avançar!”, escreveu Haley nas redes sociais no domingo à noite.

Haley não tem eventos públicos ou reuniões eleitorais agendadas para a noite da Super Terça e permanece calada sobre quaisquer planos para o futuro.

Ela reiterou em uma entrevista no sábado com Bill Melugin da Fox News que “iremos continuar enquanto formos competitivos”, mas ela não definiu especificamente o que significa competitividade.

Trump, em um vídeo aos apoiadores, enfatizou a importância da Superterça.

“É algo importante e é o dia das primárias mais importante do ano”, disse ele em um vídeo postado nas redes sociais. “Se todos os apoiadores conservadores, republicanos e de Trump nesses estados aparecerem na Superterça, estaremos muito perto de encerrar esta disputa primária.”

Com o objetivo de girar completamente para a quase certa revanche das eleições gerais com o presidente Biden – que derrotou Trump há quatro anos para ganhar a Casa Branca – o ex-presidente enfatizou que grandes vitórias na Super Terça lhe permitirão “concentrar toda a nossa energia , tempo e recursos para derrotar o corrupto Joe Biden.”

“Queremos enviar um sinal de que estamos avançando como um trem de carga”, enfatizou. “Não seja complacente. Por favor, vá e vote.”

Embora Trump tenha obtido uma série de vitórias nas urnas no fim de semana passado, ele também fez as pazes com o Clube para o Crescimento, um grupo politicamente influente e fiscalmente conservador que é financiado por alguns dos principais doadores da direita.

O Clube para o Crescimento e o seu presidente, David McIntosh, tiveram uma relação de altos e baixos com Trump. Eles se opuseram a ele quando ele concorreu à Casa Branca em 2016, antes de adotá-lo como aliado. No ciclo de 2022, Trump e o Clube uniram-se em algumas primárias republicanas de alto nível, mas entraram em confronto por causa de batalhas inflamadas pela nomeação para o Senado no Alabama, Ohio e Pensilvânia.

A amarga disputa continuou no ano passado na corrida pela nomeação presidencial republicana, quando o Clube gastou mais de US$ 7 milhões em um grupo anti-Trump que tentou, sem sucesso, derrubar o ex-presidente nos primeiros estados primários.

Trump faz as pazes com o Clube para o Crescimento

O ex-presidente Trump, à esquerda, aperta a mão do presidente do Club for Growth, David McIntosh, enquanto Trump fala no retiro anual de doadores do grupo, no The Breakers em Palm Beach, Flórida, em 1º de março de 2024. (Clube para o crescimento)

No entanto, McIntosh e Trump se reconciliaram nas últimas semanas, e Trump falou na noite de sexta-feira no retiro anual de doadores do Clube, que foi mais uma vez realizado no The Breakers, um resort exclusivo à beira-mar na comunidade litorânea de Palm Beach, Flórida.

“Tivemos uma discussão sobre algumas pessoas que você conhece bem e isso nos separou por cerca de um ano”, disse Trump na reunião do Clube, segundo uma fonte presente na sala do evento privado.

No entanto, Trump enfatizou que “agora estamos apaixonados de novo, estamos profundamente apaixonados”.

McIntosh disse à Fox News Digital que “é hora dos republicanos se unirem e deixarem nossas diferenças de lado”.

Ele acrescentou que “o presidente Trump sempre diz: ‘Quando Trump e o Clube para o Crescimento estão juntos, sempre vencemos.’ E juntos vamos reconquistar a Casa Branca e muito mais em novembro.”

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *