Líder do partido de Bolsonaro aciona Janones por quebra de decoro

Sóstenes Cavalcante pediu abertura de processo contra Janones no Conselho de Ética por suposta quebra de decoro parlamentar

Líder do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado Sóstenes Cavalcante (PL) apresentou nesta quinta-feira (10/7) uma representação contra o deputado André Janones (Avante-MG) por suposta quebra de decoro parlamentar. O documento foi encaminhado à Corregedoria da Casa com pedido de abertura de processo no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Segundo o documento, Janones teria “instigado, provocado, xingado e intimidado diversos deputados do Partido Liberal – PL” durante a sessão plenária de 9 de julho, enquanto o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) fazia uso da tribuna para ler uma carta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A representação afirma que Janones interrompeu a fala do parlamentar mineiro e protagonizou “tumulto no plenário”, o que levou o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a intervir “soando a campainha e solicitando o apoio da Polícia Legislativa”.

“É possível ver no vídeo da sessão o representado instigando, provocando, xingando e intimidando os parlamentares do Partido Liberal na própria área da bancada reservada no plenário”, diz o documento assinado por Sóstenes Cavalcante

A liderança do PL pede a suspensão cautelar do mandato de Janones com base no Regimento Interno e no Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados. De acordo com o texto, “há indícios consistentes de prática de conduta incompatível com o decoro parlamentar” e “risco de que atitudes semelhantes se repitam”.

O documento afirma que a atuação do deputado mineiro viola “a honra dos deputados do Partido Liberal” e “a própria respeitabilidade e credibilidade desta Casa Legislativa”. A representação foi enviada à Corregedoria e requer o encaminhamento ao Conselho de Ética para eventual abertura de processo disciplinar.

Crédito Metrópoles

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *