Exército prende Augusto Heleno e Paulo Sérgio em quartel de Brasília

Homens do Exército acompanham nesta tarde os generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira para o Comando Militar do Planalto. Segundo apurou a coluna, já foi emitido o mandado de prisão, e os dois estão indo de forma espontânea para a instalação militar, à espera da oficialização da decisão iminente do ministro Alexandre de Moraes.

O Comando Militar do Planalto fica no centro de Brasília, possui instalações novas e como todo ambiente militar é cercado por segurança. É lá que os dois devem cumprir as condenações de 21 e 19 anos, respectivamente, por suposta tentativa de golpe de Estado.

As celas adaptadas, garantem os militares, são sem luxo, num estilo simples e que mantém a conduta espartana, marcada pela disciplina militar.

Os militares denominam as celas como um ambiente espartano, numa referência aos habitantes de Esparta, na Grécia Antiga. O conceito trata de algo simples, austero. E também porque a vida dos espartanos era marcada pela disciplina militar, de resistência à dor e ao conforto.

O espaço, apontado pelos militares como espartano, é similar ao que já está preso Braga Netto. O ex-ministro e ex-candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro em 2022 está detido no Comando da 1ª Divisão de Exército, na zona oeste do Rio. Ele tem um quarto adaptado para ser uma cela, sem grades na janela, mas com cadeado.

Segundo o Exército, Braga Netto “se encontra isolado, com direito a banho de sol, e está em um alojamento destinado a oficiais do Estado-Maior com banheiro reservado, conforme preconiza o Estatuto dos Militares”.

Respeito do Exército

Augusto Heleno tem 78 anos e é nos quadros do Exército classificado como tríplice coroado. Isso porque sempre ocupou o primeiro lugar nas escolas de formação do Exército: na Aman (Academia Militar das Agulhas Negras), na Esao (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais), onde obteve a patente de capitão, e na Eceme (Escola de Comando e Estado-Maior), onde obteve a patente de coronel.

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *