Eduardo Bolsonaro reage depois de virar réu: “Há quem chame esta porcaria de democracia”

Deputado licenciado critica decisão da 1ª Turma do STF e diz que críticos de Moraes viram réus

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal transformou o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em réu nesta quarta-feira, 26, por suposta coação praticada nos Estados Unidos. A Corte abre agora a fase de instrução, etapa que prevê depoimentos, produção de provas e o interrogatório do parlamentar.

Eduardo reagiu horas depois da decisão, em uma mensagem no X. “No Brasil réu é qualquer um que ouse ir contra Moraes”, afirmou. “Todo o resto é tolerável, de político corrupto a traficante líder de crime organizado.” Ele encerrou a postagem ao afirmar: “E há quem chame esta porcaria de democracia ou Estado democrático de Direito.”

PGR acusa Bolsonaro de incentivar o ‘tarifaço’

A Procuradoria-Geral da República (PGR) sustenta que o deputado buscou convencer autoridades norte-americanas a aplicarem sanções contra o Brasil. Segundo a acusação, a iniciativa criaria pressão externa durante o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo.

Em seu voto, o ministro Alexandre de Moraes afirmou: “Há relevantes indícios de que as condutas de Eduardo Bolsonaro tinham como objetivo a criação de um ambiente institucional e social de instabilidade.”

Em outra passagem, Moraes acrescentou: “A grave ameaça materializou-se pela articulação e obtenção de sanções do governo dos EUA, com aplicação de tarifas de exportação ao Brasil, suspensão de vistos e a aplicação da Lei Magnitsky a este ministro relator.” O processo contra Eduardo agora segue para a instrução, que definirá o conjunto de provas e as oitivas do caso.

Crédito Revista Oeste

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *