Honraria reconhece ‘serviços prestados’ por autoridades indicadas por líderes partidários
A Câmara dos Deputados entregou, na quarta-feira 3, a Medalha do Mérito Legislativo aos ministros Cristiano Zanin e Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), conduziu a cerimônia. A premiação, criada em 1983, é concedida anualmente a autoridades e entidades indicadas por líderes partidários.
Zanin recebeu indicação do presidente da Câmara, enquanto Toffoli recebeu do segundo vice-presidente, Elmar Nascimento (União-BA). Motta entregou pessoalmente as medalhas, cumprimentou os ministros e posou para fotos.
Além de Zanin e Toffoli, Fachin receberá honraria
Em discurso, Motta afirmou que a condecoração “é uma forma de agradecimento” e busca “aplaudir os serviços já prestados”. Ele disse que a cerimônia mostra que “há muitas pessoas que, por sua atuação no presente, nos fazem confiar sempre mais no futuro”.
O presidente da Câmara também indicou o presidente do STF, Edson Fachin; o procurador-geral da União, Paulo Gonet; e o presidente do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo Filho. Eles não compareceram e, segundo a presidência da Câmara, devem receber a comenda em cerimônia privada.
Entre os demais agraciados estão o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB); o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante); e o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, indicado pelo segundo secretário da Mesa Diretora, deputado Lula da Fonte.





