Pesquisar
Close this search box.

Trump à frente de Biden nestes principais estados indecisos: pesquisa

Trump à frente de Biden nestes principais estados indecisos: pesquisa
Foto - AP/Matt Rourke

O ex-presidente Trump está à frente em cinco dos seis principais estados decisivos onde perdeu por uma pequena margem para o Presidente Biden há quatro anos, de acordo com novas pesquisas.

As pesquisas, divulgadas na segunda-feira pelo New York Times, Siena College e Philadelphia Inquirer, sugerem que o descontentamento com a economia, a guerra entre Israel e o Hamas em Gaza, e uma queda no apoio a Biden entre eleitores mais jovens, negros e hispânicos, “ameaçam desmantelar a coalizão democrática do presidente.”

Biden venceu Trump por margens mínimas nas eleições de 2020 no Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin, garantindo sua vitória na Casa Branca.

No entanto, de acordo com as novas pesquisas, faltando pouco menos de seis meses para o dia da eleição, Trump lidera Biden entre os eleitores registrados:

  • 49%-42% no Arizona,
  • 49%-39% na Geórgia,
  • 49%-42% em Michigan,
  • 50%-38% em Nevada,
  • 47%-44% na Pensilvânia,
  • Biden lidera em Wisconsin, 47%-45%.

REMATCH 2024: TRUMP PRETENDE EXPANDIR O MAPA EM SUA BATALHA COM BIDEN

A revanche de 2024 entre o presidente democrata e seu antecessor republicano foi mais equilibrada entre o grupo mais restrito de prováveis eleitores. Trump manteve a vantagem em cinco estados – Arizona, Geórgia, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin – com Biden liderando em Michigan.

Os resultados das pesquisas foram semelhantes quando candidatos independentes e de terceiros foram incluídos, como o democrata que se tornou candidato independente à Casa Branca, Robert F. Kennedy Jr.

Kennedy, um ativista ambiental de longa data e cético em relação às vacinas, descendente da dinastia política mais célebre do país, obteve cerca de 10% de apoio nos seis estados. As pesquisas sugerem que Kennedy estava tirando votos de Biden e Trump de forma aproximadamente igual.

PESQUISAS INDICAM CORRIDA APERTADA COM SEIS MESES ATÉ O DIA DAS ELEIÇÕES

As novas pesquisas, realizadas de 28 de abril a 9 de maio, foram divulgadas enquanto Trump faz história como o primeiro atual ou ex-presidente a ser julgado em um caso criminal. Além disso, elas também foram conduzidas em meio a uma grande campanha publicitária da campanha de Biden nos principais estados decisivos.

No entanto, “as sondagens oferecem poucos indícios de que qualquer um desses desenvolvimentos tenha ajudado Biden, prejudicado Trump ou suprimido o descontentamento do eleitorado”, escreve o New York Times.

Foto - AP/Alex Brandon

As pesquisas destacam que os eleitores estão insatisfeitos e ansiosos por mudanças. Quase sete em cada dez disseram que os sistemas políticos e económicos do país precisam de grandes mudanças ou deveriam ser totalmente demolidos.

Quase três quartos disseram acreditar que Trump trará grandes mudanças se vencer em novembro, em comparação com menos de um quarto dizendo a mesma coisa sobre o presidente.

As pesquisas também indicam que Trump está obtendo ganhos com os eleitores que apoiaram esmagadoramente Biden há quatro anos.

CLIQUE AQUI PARA AS ÚLTIMAS PESQUISAS DA FOX NEWS NAS ELEIÇÕES DE 2024

Trump e Biden estão praticamente empatados entre os eleitores de 18 a 29 anos e os eleitores hispânicos. As pesquisas também sugerem que o ex-presidente está conquistando mais de 20% do apoio dos eleitores negros, o que, se acontecer no dia das eleições, seria o mais alto nível de apoio dos eleitores negros a um candidato presidencial do Partido Republicano em gerações.

As pesquisas sugerem que a economia continua a puxar Biden para baixo. Embora o emprego esteja a aumentar e o mercado de ações esteja em expansão, a inflação continua a ser um problema importante para os eleitores, apesar de ter arrefecido ao longo do ano passado. Mais de metade dos inquiridos disseram acreditar que a economia ainda é “pobre”.

Trump à frente de Biden nestes principais estados indecisos: pesquisaFoto - AP Photo/Alex Brandon/Curtis Means/DailyMail.com via AP, Pool

No entanto, o presidente Biden continua competitivo, pois as pesquisas indicam que ele mantém apoio entre os eleitores mais velhos e os eleitores brancos. As pesquisas destacam que esses grupos “são muito menos propensos a exigir mudanças fundamentais no sistema e muito mais propensos a dizer que a democracia é a questão mais importante para seu voto”.

O aborto permanece um potencial problema para Trump. Quase dois terços dos eleitores entrevistados nas pesquisas afirmam que o aborto deveria ser sempre ou na maioria das vezes legal, incluindo 44% dos apoiadores do ex-presidente.

Mais de 4.000 eleitores no Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin foram questionados nas pesquisas, com um erro amostral geral para todos os entrevistados de mais ou menos 1,8 pontos percentuais. A margem de erro nos seis estados variou de mais ou menos 3,6 a 4,6 pontos percentuais.

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *