Pesquisar
Close this search box.

Ministros do STF mandam alerta a Congresso sobre PEC contra decisões

Foto – Andressa Anholete/STF

Ministros do STF mandaram um alerta a lideranças do Congresso Nacional sobre a PEC que limita as decisões monocráticas de integrantes da Corte.

A proposta, que já passou pelo Senado, foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (9/10).

Em conversas reservadas, ministros do Supremo alertaram parlamentares do que veem como um “risco”: o fato de a PEC não ter nascido no Judiciário, e sim do Senado.

Os magistrados lembram que a Constituição Federal exige que as mudanças nas regras do Judiciário devem ser propostas pelo próprio poder e enviadas ao Congresso.

Ministros do STF veem cenário “temerário”

Esse vício de origem da PEC é visto por integrantes STF como “temerário” e deve levar a própria Corte a decretar a inconstitucionalidade da proposta.

Nesse cenário, ministros do Supremo admitem que a PEC analisada pelo Congresso tem grande potencial para gerar uma nova crise entre os poderes Legislativo e Judiciário.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Respostas de 4

  1. A PEC ‘nascer’ no judiciário e risco de ‘nova crise’ entre os poderes só pode ser piada. Os congressistas são eleitos pelo povo para isso mesmo. O ‘judiciário’ que fique no seu quadrado.

    1. muito bem tbm concordo eles tem que ficar realmente no seu quadrado chega de entrar em outras dependências que não lhes compete

  2. Vcs esperariam uma PEC contra o supremo vir deles?
    A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pode ser apresentada por:

    Presidente da República

    Um terço ou mais dos deputados federais

    Um terço ou mais dos senadores

    Mais da metade das assembleias legislativas, desde que cada uma delas se manifeste pela maioria relativa de seus componentes

    A PEC é a iniciativa que tem o poder de transformar a Constituição Federal, a principal lei do País.

    Alguém leu aí que a PEC vem do judiciário. Cada um no seu quadrado mano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *