Foto - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Cármen Lúcia assume a presidência e Nunes Marques se torna vice.
A ministra Cármen Lúcia vai ser eleita presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira, 7, e passará o bastão de vice a Nunes Marques, às 19 horas.
Os critérios para a ocupação dos dois principais cargos no TSE são a antiguidade no tribunal e ser egresso do Supremo Tribunal Federal (STF). Dessa forma, a votação de hoje é apenas simbólica.
A cerimônia de posse está prevista para 3 de junho, encerrando, portanto, o mandato de Alexandre de Moraes na Corte.
Essas mudanças vão afetar a composição do TSE, a partir do mês que vem:
- Presidente: Cármen Lúcia;
- Vice-presidente: Nunes Marques;
- Ministro efetivo do STF (substituindo Moraes): André Mendonça;
- Corregedor-geral (substituindo Raul Araújo): Isabel Gallotti;
- Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ): Antonio Ferreira;
- Ministro pela vaga de advogado: André Tavares;
- Ministro pela vaga de advogado: Floriano de Azevedo Marques.
Composição regimental do TSE
A Corte é composta de sete ministros titulares:
- Três do STF;
- Dois do STJ;
- Dois advogados.
Os ministros são eleitos para um mandato de dois anos, sendo permitida a recondução para outro período consecutivo, portanto, quatro anos, com exceção dos ministros do STJ, que não podem ser reconduzidos para uma maior rotatividade na Corte.
Respostas de 3
Receio é de que os indicados pelo Bolsonaro, inclinem mais clarametne à esquerda. Vejo o país devastado e acabado. O mal político está tomando conta de tudo que pode e inúmeras empresas sendo cuidadas pelas facções criminosas. Não enxergo saída.
Não precisamos de abutres togados que não foram escolhidos pelo povo. Todos deveriam ser …exonerados ( na melhor das hipóteses), deveriam perder os direitos políticos, e novos juízes deveriam ser escolhidos por votação, com mandatos de 4 anos no máximo. Isso para o TSE, o STF deveria ser extinto.
Espera-se que esse novo grupo, assumindo o TSE, siga os ditames da LEI. Precisamos restabelecer a normalidade em nosso País! Preocupa-me aquela história do ” Está errado mas,desta vez, vou votar no errado”!? DEUS nos ilumine!