Pesquisar
Close this search box.

Até editorial O Globo reprova rumo econômico com Lula e cita gestão Bolsonaro

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Um editorial publicado pelo jornal O Globo, nesta terça-feira (16), critica a gestão econômica do governo Lula e destaca a irresponsabilidade fiscal praticada pelo petista.

O artigo observa que “no ano passado, o governo aprovou no Congresso um novo arcabouço fiscal, com o compromisso de zerar o déficit público neste ano, entregar um superávit de 0,5% no ano que vem e de 1% em 2026. Nesta semana, menos de um ano depois, as metas foram afrouxadas. A de 2025 agora é zero. Para 2026, 0,25%. A deste ano segue sendo zero, mas ninguém sabe se será mesmo mantida ou cumprida”.

– Em resumo, o governo empurrou o problema de estabilizar a dívida pública para a próxima administração – disse o texto do jornal carioca.

O jornal coloca de forma clara e irrefutável a derrota fiscal de Lula ante o governo de Jair Bolsonaro, citando números que não deixam qualquer dúvida.

– (…) Em 2022, a dívida correspondia a 71,7% do PIB. Hoje está em 75,6%. Desde a posse de Lula, o Brasil já deve quase R$ 1,1 trilhão a mais, praticamente o triplo da alta no primeiro ano sob Jair Bolsonaro.

De maneira incisiva, o editorial diz que “o histórico do governo desde que assumiu, não dá margem a otimismo” e condenou a gastança desenfreada da atual gestão, que agora cobra mais impostos para conseguir fechar a conta de sua aventura pródiga.

A análise política e econômica prevê dias bem difíceis para Lula e seus asseclas, já que “de agora em diante, dificilmente haverá apoio político para o governo criar mais impostos ou aumentar os existentes”.

– Diante disso, era esperado que apresentasse um plano consistente para cortar gastos na medida necessária – lamentou.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *