Pesquisar
Close this search box.

Biden Agendará Diálogo com Netanyahu em Meio a Aumento das Tensões EUA-Israel sobre a Estratégia no Conflito com o Grupo Terrorista Hamas

Foto AP / Susan Walsh, arquivo

O presidente Biden deve falar na manhã de segunda-feira com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, confirmou uma fonte à Fox News, à medida que as tensões entre os EUA e Israel aumentam sobre a direção da guerra contra o Hamas na Faixa de Gaza.

A reunião agendada – que seria a primeira desde 15 de fevereiro – ocorre após o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, ter feito um discurso na quinta-feira pedindo a remoção de Netanyahu e rotulando-o como um ‘obstáculo à paz’. No dia seguinte, Biden descreveu os comentários de Schumer como um ‘bom discurso’ que ‘expressou preocupações sérias compartilhadas não apenas por ele, mas por muitos americanos’.

Netanyahu então emitiu uma refutação contundente a Schumer no domingo, dizendo durante uma entrevista que seus comentários no plenário do Senado foram “totalmente inapropriados”.

“Acredito que não sejamos uma república das bananas. Será o povo de Israel quem decidirá o momento das eleições, quem será eleito, e essas não são decisões que nos serão impostas”, acrescentou Netanyahu.

O líder da maioria expressou a crença de que “o Primeiro-Ministro Netanyahu desviou-se do caminho correto ao colocar sua sobrevivência política acima dos melhores interesses de Israel”.

“É errado tentar substituir os líderes eleitos de uma democracia irmã e de um forte aliado americano em qualquer momento, mas especialmente durante tempos de guerra”, rebateu Netanyahu.

O presidente Joe Biden é recebido pelo primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu (Foto AP/Evan Vucci)

O conselheiro de comunicações de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, rejeitou o questionamento no domingo sobre se Biden acredita que Netanyahu é um “impedimento à paz”, dizendo que os dois líderes mundiais “se conhecem há muito tempo” e têm uma linha aberta de comunicação.

“O presidente acha que Benjamin Netanyahu é um fanático? Que ele é um obstáculo à paz? Que deveria ser incluído no grupo do Hamas?” Shannon Bream, da Fox News, perguntou a Kirby no “Fox News Sunday”.

Kirby não respondeu explicitamente, mas destacou que os dois líderes mundiais se conhecem há muito tempo e que os EUA respeitam a soberania de Israel.

Schumer faz discurso no Senado criticando Netanyahu

Nesta imagem de vídeo divulgada pela Senate TV, o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, de Nova York, discursa no plenário do Senado no Capitólio, em Washington, DC, em 14 de março. Schumer fez um apelo para que Israel realize novas eleições. Ele expressou sua crença de que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, “se desviou do caminho” devido aos bombardeios em Gaza e à escalada da crise humanitária na região

“São dois homens, líderes que se conhecem há décadas, Shannon, e não concordam em tudo – e isso tem sido verdade por mais de 40 anos. Existem aspectos específicos da situação em Gaza nos quais, claramente, não concordamos com todas as ações de Israel. No entanto, eles mantêm uma relação que lhes permite dialogar, o que fazem e continuarão a fazer. Ele é o Primeiro-Ministro de Israel. Nós respeitamos a soberania do povo israelense,” ele respondeu.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *