Bolsonaro diz que país vive ‘ditadura’ e precisa de ‘apoio internacional’

A PGR vincula o caso do ex-presidente aos atos do 8 de janeiro de 2023

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirma que o Brasil precisa de ajuda internacional para sair de um “problema de ditadura”. O jornal britânico Financial Times divulgou a entrevista com o político nesta terça-feira, 25.

“Temos um problema de ditadura, uma ditadura real”, disse Bolsonaro. “O Brasil não tem como sair dessa situação sozinho. Precisa de apoio internacional.”

Nesta quarta-feira, 26, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou, por unanimidade, a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Jair Bolsonaro e mais sete pessoas sobre um suposto golpe de Estado.

Os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, relator do caso, votaram pela condenação do ex-presidente.

Moraes afirma que a PGR apresentou “fatos criminosos, circunstâncias e qualificação dos acusados”. O magistrado argumenta que Bolsonaro liderava uma “organização criminosa estável”, que utilizava a “ação coordenada” como estratégia.

“Não é normal que um presidente que acabou de perder a eleição se reúna com o comandante do Exército e da Marinha e o ministro da Defesa para discutir uma minuta de golpe, com controle de entrada e saída de pessoas do Palácio da Alvorada”, disse Moraes.

PGR denuncia Bolsonaro e outras 33 pessoas por suposto golpe de Estado

PGR denunciou Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas por um suposto plano de golpe de Estado depois das eleições de 2022. As acusações foram dividas em núcleos, e as oito pessoas atualmente julgadas integram parte do “núcleo 1”.

O órgão vincula o caso de Bolsonaro aos atos do 8 de janeiro de 2023, quando milhares de pessoas foram à Praça dos Três Poderes, em Brasília. Elas pediam esclarecimentos sobre o pleito que deu vitória ao atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Crédito Revista Oeste

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *