Pesquisar
Close this search box.

Cinco áreas destacam aspectos importantes do Partido Republicano na Super Terça.

 (PAUL J. RICHARDS/AFP via Getty Images)

Quinze estados e um território dos EUA, Samoa Americana, realizam primárias presidenciais esta noite.

O presidente Biden enfrenta apenas oposição nominal nas eleições primárias democratas e, salvo surpresas, pode chegar perto de garantir a nomeação do seu partido esta noite.

Do lado republicano, 35% do total de delegados em jogo serão liquidados. O ex-presidente Trump entra na corrida com vantagens formidáveis. Ele tem seis vezes mais delegados que Haley e obteve pesquisas bem à frente dela em pesquisas nacionais recentes. Haley espera uma reviravolta para tornar esta corrida competitiva e, mesmo que não o faça, é provável que saia com alguns delegados, graças a regras variadas.

Na Super Terça, espera-se que Trump se aproxime ainda mais de conquistar a indicação do GOP, enquanto Haley faz uma última tentativa de reposicionamento.

Independentemente do resultado geral, a contagem dos votos esta noite em certas partes do país nos dirá algo sobre os eleitores republicanos em 2024.

1. Os condados com população com alto nível de escolaridade ainda serão a tendência de Haley?

A educação universitária tem sido um indicador útil do apoio de Haley neste ano. Em New Hampshire, 56% dos eleitores primários do Partido Republicano que se formaram na faculdade votaram em Haley, de acordo com a Fox News Voter Analysis. Ela estava empatada com Trump no que diz respeito aos eleitores com ensino superior na Carolina do Sul.

Isso faz com que valha a pena observar esses municípios, que têm a maior proporção de residentes com diploma universitário:

  1. Falls Church, Virgínia – 78,5%
  2. Condado de Arlington, Virgínia – 74,6%
  3. Condado de Pitkin, Colorado – 63,1%
  4. Alexandria, Virgínia – 62,1%
  5. Condado de Fairfax, Virgínia – 61,1%

Quatro desses cinco condados estão em áreas suburbanas de DC; a outra é mais conhecida como sede da luxuosa estação de esqui Aspen. Haley tentará aumentar a pontuação o máximo possível em lugares como estes.

Trump contesta a alegação de Nikki Haley de que ela é a melhor escolha para vencer Biden: ‘Ela sabe que é mentira’.

Nikki Haley (Tom Williams/CQ-Roll Call, Inc via Getty Images)

Por outro lado, os condados com a menor população com diploma universitário:

  1. Condado de Loving, Texas – 0%
  2. Condado de Kennedy, Texas – 0,1%
  3. Condado de Hudspeth, Texas – 0,1%
  4. Frio County, Texas – 0.1%
  5. Condado de Morgan, Texas – 0,1%

Todas estas áreas provavelmente se inclinarão fortemente para Trump. Todos os cinco condados do Texas, predominantemente no sudoeste do estado, são condados rurais com populações especialmente pequenas.

2. Os republicanos do nordeste continuarão a contrariar a tendência partidária?

Vários estados do nordeste, incluindo Vermont, Massachusetts e Maine, estão votando hoje. Todos os três tornaram-se ainda mais distantes do alcance do Partido Republicano na era Trump. Além disso, espera-se que os eleitores republicanos, especialmente nas áreas urbanas e suburbanas desses estados, se mostrem mais favoráveis a Haley.

Essas áreas têm uma proporção maior de eleitores ricos e, como mencionado anteriormente, eleitores com formação universitária, tendem a favorecer Haley. Sua melhor oportunidade está em Vermont; um desempenho sólido lá a colocaria em posição competitiva nos demais estados do Nordeste.

O ex-governador da Carolina do Sul realizou eventos nos três estados na última semana.  Em um evento em Needham, Massachusetts, Haley contou com a presença do governador moderado de New Hampshire, Chris Sununu.

Haley questiona se Trump seguirá a Constituição, recuando no compromisso de apoiar o indicado do GOP.

Ex-presidente Donald Trump no palco de um evento apontando para a multidão(Julie Bennett/Getty Images)

3. Haley pode vencer a Virgínia?

Haley conseguiu sua primeira vitória na temporada das primárias em Washington, DC, na noite de domingo. Hoje, os eleitores da vizinha Virgínia, também terão uma palavra a dizer, dando a Haley a oportunidade de conseguir mais delegados. Quanto mais perto de DC, maiores serão as chances de Haley conseguir a votação.

Em particular, observe:

  • Condado de Fairfax (Rubio +15)
  • Condado de Loudoun (Rubio +13)
  • Condado do Príncipe William (Rubio +2)

As referências a Rubio, entre parênteses, indicam quantos pontos o senador da Flórida ganhou em cada condado em 2016; Haley continua a atrair o mesmo tipo de eleitorado que conquistava naquela época.

Mais ao sul do estado, Haley também tem oportunidades em Henrico County, Chesterfield County, Albemarle County e James City. Ela precisará obter o máximo de apoio possível nessas áreas, uma vez que o restante do estado inclui dezenas de condados rurais fortemente inclinados para Trump.

4. Trump remodelou Utah?

Utah foi um dos estados mais fracos de Trump nas primárias de 2016.

Seu principal rival naquela eleição, o senador Ted Cruz, dominou todo o estado, com 69% dos votos e todos os 40 delegados disponíveis na época. Trump ficou em terceiro lugar, depois do ex-governador de Ohio, John Kasich, com 14% dos votos e nenhuma vitória no condado.

Trump conquistou o estado nas eleições gerais, mas sua margem diminuiu em 27 pontos em comparação com o desempenho de Mitt Romney no estado quatro anos antes, em parte devido ao desafio do candidato independente Evan McMullin. Ele acrescentou 13 pontos à sua margem nas eleições gerais de 2020.

Agora, em 2024, Trump é o favorito para vencer esta primária.

Votei em adesivos(Chip Somodevilla/Getty Images)

5. Qual será a margem de Trump na América rural?

Mais de 2.000 condados estão votando hoje, e 84% deles estão em áreas rurais. Coletivamente, eles formam um poderoso bloco eleitoral. Trump domina esses eleitores desde 2016 e espera-se que o faça novamente esta noite.

Fique atento, em especial, aos resultados nas partes menos povoadas do oeste do Texas, Alabama e Oklahoma. De todos os estados da Super Terça, estas áreas foram as que mais favoreceram os republicanos nas últimas eleições gerais.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *