Em meio às inúmeras pesquisas que têm indicado quedas históricas na popularidade do governo federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta quinta-feira (3), um decreto no qual antecipa o pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas para os meses de abril e maio.
Com a medida, as parcelas do 13º serão depositadas junto com o pagamento regular do mês, em abril e em maio. No caso da primeira parte do valor, o pagamento ocorrerá entre 24 de abril e 8 de maio, junto com a aposentadoria de abril. A outra metade, por sua vez, será quitada entre 25 de maio e 8 de junho, junto com o pagamento de maio.
Na última semana, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, já tinha adiantado que o governo anteciparia o pagamento do 13° salário dos aposentados e pensionistas em 2025, a exemplo do que aconteceu nos últimos anos.
.Tradicionalmente, como acontece aos trabalhadores do regime CLT, os valores são depositados somente no segundo semestre. Em 2023, porém, os pagamentos aconteceram em maio e junho. No ano passado, foram feitos em abril e maio. Pelos cálculos do governo, serão pagos R$ 73,3 bilhões aos aposentados e pensionistas nessa antecipação.