Pesquisar
Close this search box.

Diretor do FBI alerta sobre “ameaças muito perigosas” na fronteira: rede de contrabando com “laços do ISIS”

O diretor do FBI, Christopher Wray, alertou na segunda-feira sobre uma “ampla gama” de ameaças perigosas vindas da fronteira dos EUA, incluindo tráfico de drogas, gangues violentas e contrabandistas ligados ao ISIS.

Wray foi indagado pelo senador Marco Rubio, republicano da Flórida, durante uma audiência do Comitê de Inteligência do Senado, a respeito das ameaças na fronteira, incluindo a gangue Tren de Aragua da Venezuela.

“Do ponto de vista do FBI, observamos uma ampla gama de ameaças muito perigosas originárias da fronteira. Isso engloba desde o tráfico de drogas – somente nos últimos dois anos, o FBI confiscou fentanil em quantidade suficiente para causar a morte de 270 milhões de pessoas – isso é apenas no âmbito do fentanil”, declarou.

“Uma grande parte dos crimes violentos nos Estados Unidos está nas mãos de gangues que estão envolvidas na distribuição desse fentanil”, disse ele.

Rubio, então, perguntou a Wray se as redes de contrabando que transportam pessoas em todo o mundo também poderiam ter ligações com o ISIS ou outras organizações terroristas.

“Então, gostaria de ter um pouco de cautela sobre até onde posso ir em uma sessão aberta, mas há uma rede específica em que alguns dos facilitadores estrangeiros do contrabando têm laços com o ISIS, com os quais estamos muito preocupados e dedicamos um enorme esforço, juntamente com nossos parceiros, para investigar. O que exatamente essa rede está planejando é algo que, mais uma vez, é o foco de nossa investigação atual”, disse ele.

Houve mais de 2,4 milhões de encontros com migrantes no ano fiscal de 2023, e o ano fiscal de 2024 até agora incluiu um mês com encontros recorde de mais de 300.000.
A fronteira tornou-se uma questão política crucial, com o presidente Biden e o ex-presidente Donald Trump fazendo visitas, inclusive neste mês.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *