Donald Trump derrotou a Vice-Presidente Kamala Harris com uma vitória expressiva.
Os líderes da equipe de transição do presidente eleito Donald Trump anunciaram na quarta-feira que passarão as próximas semanas se preparando para compor a próxima administração.
Linda McMahon, ex-diretora da Administração de Pequenas Empresas (SBA), e o empresário Howard Lutnick divulgaram uma declaração detalhando os próximos passos da transição após a vitória esmagadora de Trump. Na manhã de quinta-feira, Trump era projetado para vencer tanto o voto popular quanto 312 votos no colégio eleitoral, incluindo uma vitória nos estados-chave.
“Desde a formação da organização de transição do presidente Trump e nosso anúncio como co-presidentes em agosto, temos nos preparado para o próximo governo do presidente Trump”, disseram McMahon e Lutnick. “Nos dias e semanas à frente, o presidente Trump estará selecionando pessoal para servir à nossa nação sob sua liderança e implementar políticas que tornem a vida dos americanos mais acessível, segura e protegida.”
Os dois acrescentaram que apresentarão a Trump uma “ampla gama de especialistas” para ele escolher e compor sua administração.
“Enquanto ele escolhe as melhores pessoas para integrar sua equipe e as melhores políticas a serem perseguidas, sua equipe de transição garantirá a implementação da agenda de bom senso do presidente Trump desde o primeiro dia”, afirmaram em declaração conjunta.
McMahon, esposa do ex-CEO da WWE Vince McMahon, liderou a SBA durante o primeiro mandato de Trump e atualmente dirige o America First Policy Institute, um think tank pró-Trump. Lutnick, chefe da empresa financeira Cantor Fitzgerald, foi um importante doador para Trump.
Outros membros da equipe de transição incluem o Vice-Presidente eleito JD Vance, Donald Trump Jr., Eric Trump, a ex-deputada democrata Tulsi Gabbard e Robert F. Kennedy Jr.
Trump Jr. declarou anteriormente que espera manter pessoas de má-fé fora da administração.
“Quero bloquear os mentirosos. Quero bloquear aqueles que fingem estar com você. Quero bloquear os maus atores. Só quero ser uma barreira. É isso”, disse ele na Convenção Nacional Republicana em julho.
Trump deverá se encontrar com o Presidente Joe Biden nos próximos dias.
“O presidente Trump está ansioso para o encontro, que acontecerá em breve, e apreciou muito a ligação”, disse o diretor de comunicações da campanha de Trump, Steven Cheung, após Biden ligar para parabenizar Trump.
Biden deve fazer um pronunciamento na manhã de quinta-feira na Casa Branca pela primeira vez desde a eleição de terça-feira.