Pesquisar
Close this search box.

Federação Única dos Petroleiros (FUP) denuncia Petrobras (PETR4) à CVM por movimentações atípicas nas ações e manipulação do mercado.

Documento da Federação ainda aponta suspeita de uso de informações privilegiadas (insider trading) pela estatal e exige urgência nas investigações, processos administrativos e judiciais.

FUP informou nesta sexta-feira (8), que em conjunto com a Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro), apresentaram uma denúncia à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre a ocorrência de operações atípicas com as ações da Petrobras (PETR3/PETR4). Essas operações provocaram uma forte oscilação na cotação dos papéis na B3 no último dia 28 de fevereiro.

“A legislação brasileira proíbe o uso de informações privilegiadas para proteger os investidores, que não têm conhecimento das condições internas da empresa, de possíveis abusos por parte daqueles que as conhecem. De acordo com os conceitos de ’bem público e ‘função social da empresa’, as situações que envolvem a queda das ações da Petrobrás devem ser cuidadosamente apuradas, a partir de uma investigação adequada com o objetivo de responsabilizar os envolvidos”, afirma o advogado Maximiliano Garcez, da Advocacia Garcez, que representa os petroleiros na ação.

O processo à CVM solicita que seja aberto procedimento de investigação, bem como a adoção de medidas para responsabilizar os sujeitos e agentes envolvidos, caso as irregularidades sejam comprovadas.

“Caso confirmada a prática de ações contrárias à legislação e ao interesse público, lesivas à empresa, que sejam adotadas providências pela autarquia e demais autoridades competentes, a fim de que outras medidas cabíveis sejam adotadas”, acrescenta o advogado Angelo Remédio, do mesmo escritório.

Segundo Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP, “há pessoas na Petrobras que estão jogando com o mercado de capitais e há suspeitas de que estão ganhando milhões de reais com os papéis da empresa”.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

2 respostas

  1. Meu Deus, é corrupção de todo lado, a CVM tem que investigar isso. Era maldita é essa de quando o pt desgoverna um pais.

    Deus nos livre dessa escória.

  2. Como se não bastasse a movimentação atípica de 28 de fevereiro, agora tivemos a de ontem 08 aonde houve outra movimentação no minimo estranha de venda do papel em um volume bem superior ao normal. Será que teremos investigação? Já passamos da hora de termos outra bolsa operando no Brasil a exemplo de outros países. Tem muita manipulação e só os tubarões ganham muito e sempre. Desanimador este país, não tem nada sério, só rolos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *