Pesquisar
Close this search box.

Hamas agradece a Lula por comparação de Israel com Hitler; Veja mensagem

O grupo palestino Hamas emitiu um comunicado expressando gratidão pelas declarações feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante uma entrevista coletiva na Etiópia. Lula comparou as ações israelenses na Faixa de Gaza ao Holocausto provocado por Adolf Hitler, o que desencadeou uma crise diplomática com Israel.

O comunicado do Hamas diz: “Nós, do Movimento Resistência Islâmica (Hamas), expressamos nosso agradecimento pela declaração feita pelo presidente brasileiro Lula da Silva, que comparou a situação enfrentada pelo nosso povo palestino na Faixa de Gaza a um Holocausto. As ações dos sionistas hoje em Gaza são equiparadas às perpetradas por Hitler contra os judeus durante a Segunda Guerra Mundial”.

Além do agradecimento, o comunicado faz um apelo para que a Corte Internacional de Justiça leve em consideração a declaração de Lula. A África do Sul já entrou com uma ação na Corte acusando Israel de genocídio do povo palestino, e o Brasil manifestou seu apoio a essa ação. Recentemente, a Corte divulgou uma decisão reafirmando que Israel deve garantir segurança e proteção aos palestinos na Faixa de Gaza.

A declaração improvisada de Lula, que comparou as ações de Israel ao Holocausto, gerou uma crise diplomática com o país. Vale ressaltar que essa não é a primeira vez que declarações espontâneas do presidente brasileiro provocam controvérsias no cenário internacional.

A crise diplomática em curso destaca a delicada situação no Oriente Médio e a importância das palavras de líderes mundiais na condução de relações internacionais sensíveis.

Com informações do SBT News.



Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *