Foto – Sergio Camargo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se recupera bem sem sequelas da cirurgia a que foi submetido durante a madrugada desta terça (10) em São Paulo. Ele está internado no Hospital Sírio Libanês após ser diagnosticado com um sangramento cerebral provocado ainda pelo acidente doméstico que sofreu em outubro, no Palácio do Planalto.
De acordo com a equipe médica que o atendeu, ele está acordado, conversando e se alimentando normalmente, mas deve ficar internado pelo menos até o começo da próxima semana. O presidente seguirá internado na UTI pelas próximas 48 horas para acompanhamento da evolução da cirurgia.
A equipe médica ainda reforçou que Lula não teve nenhuma lesão cerebral e que o risco é “zero” de sequelas e complicações.
“O sangramento estava situado entre o cérebro e a meninge, na membrana duramater, um sangramento espontâneo e tardio. Comprimiu o cérebro, foi removido, o cérebro esta descomprimido e esta com as funções neurológicas preservadas”, disse o dr. Roberto Kalil Filho em entrevista coletiva.
Lula deu entrada na unidade do hospital em Brasília no começo da noite de segunda (9) após se queixar de fortes dores de cabeça, realizou exames de imagem e foi transferido para São Paulo por decisão da equipe médica para a realização da drenagem do hematoma.
O procedimento demorou em torno de duas horas em que o presidente precisou ser entubado para a remoção do coágulo, que estava pressionando o cérebro. Logo após a cirurgia, ele foi encaminhado para a UTI, extubado, e seguiu se recuperando.
Lula acordou nesta manhã sem sequelas da cirurgia, conversando e se alimentando normalmente, explicou Kalil. O médico ainda explicou que a primeira-dama Janja da Silva o acompanhou durante todo o trajeto e segue com ele.