O presidente Lula (PT) sugeriu que a população evite comprar alimentos caros para ajudar o governo a controlar a inflação. De acordo com o petista, essa medida forçaria os comerciantes a baixarem os preços para não perderem a mercadoria.
A declaração foi dada nesta quinta-feira (6) durante entrevista do presidente a rádios da Bahia.
“Uma das coisas mais importantes para que a gente possa controlar o preço é o próprio povo. Se você vai no supermercado aí em Salvador e você desconfia que tal produto tá caro, você não compra. Ora, se todo mundo tiver essa consciência e não comprar aquilo que ele acha que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar (o preço) pra vender, porque se não vai estragar”, afirmou Lula.
🚨URGENTE – Lula diz que é responsabilidade do povo controlar o preço dos alimentos
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) February 6, 2025
“Se você vai no supermercado em Salvador e desconfia que o preço de tal alimento está caro, você não compra.” pic.twitter.com/Y0p1KN1pFi
Na mesma entrevista, Lula culpou o ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pela disparada da cotação do dólar no final do ano e que influenciou – entre outros motivos – a alta nos preços dos alimentos.
Para o petista, Campos Neto armou uma “arapuca” que não tem como se desfazer de uma hora para a outra, mas que espera que a recente queda da cotação para menos de R$ 6 ajude a diminuir o preço dos alimentos.
Lula prometeu solução para inflação em breve
Apesar da reclamação, Lula disse que a inflação dos alimentos será solucionada em breve.
“Nós estamos trabalhando, conversando com empresários, utilizando a competência da Fazenda, do Ministério da Agricultura, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para que a gente encontre uma solução de como reduzir preço”, afirmou.
Eleições de 2026
Lula ainda voltou a atacar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e disse que, em 2026, vencerá novamente o seu concorrente.
“Se o cidadão que foi presidente, com as bravatas que ele fala, com as mentiras que ele conta, com as provocações que ele faz, quiser ser candidato, ele sabe que eu o derrotei quando era oposição [em 2022] e ele tava com a máquina na mão. Se esse cidadão acha que ele vai voltar, ele pode tirar o cavalo da chuva que, quantas vezes ele for candidato, quantas vezes eu vou derrotá-lo”, disse.