Pesquisar
Close this search box.

McConnell afirma que o projeto de lei do TikTok requer ‘atenção imediata’ devido a preocupações com as ameaças de segurança provenientes da China

Foto -  AP/J. Scott Applewhite/Arquivo

O líder da minoria no Senado, Mitch McConnell, R-Ky., observou a necessidade de o Senado tomar medidas sobre o TikTok em um discurso na segunda-feira,8, enfatizando a seus colegas que “o maior rival estratégico da América está ameaçando nossa segurança aqui mesmo em solo dos EUA em dezenas de milhões de lares americanos.”

“Este é um assunto que merece atenção urgente do Congresso”, disse ele. “E apoiarei medidas bipartidárias e de bom senso para retirar da mesa uma das ferramentas favoritas de coerção e espionagem de Pequim.”

McConnell critica TikTok enquanto Câmara aprova legislação bipartidária exigindo venda da empresa

McConnell fez comentários sobre o popular aplicativo de mídia social, sob escrutínio por pertencer à empresa chinesa Bytedance, após a Câmara aprovar, com maioria esmagadora e bipartidária no mês passado, uma legislação para forçar a venda da empresa a uma entidade não chinesa.

Apenas um membro se absteve quando a Lei de Proteção aos Americanos contra Aplicações Controladas de Adversários Estrangeiros, apresentada na Câmara pelos deputados Mike Gallagher, R-Wis., e Raja Krishnamoorthi, D-Ill.

O logotipo do aplicativo TikTok é visto
Foto - Reuters/Dado Ruvic/Ilustração/Arquivo

Quando o projeto de lei chegou ao Senado, o encaminharam ao Comitê de Comércio, Ciência e Transporte do Senado para uma análise de margem de lucro, em vez de acelerarem sua aprovação, como alguns esperavam. O processo e o cronograma que o projeto de lei enfrenta agora não são claros, já que a presidente da comissão, Maria Cantwell, D-Wash., Expressou a intenção de realizar audiências públicas sobre o assunto.

McConnell se junta a vários outros senadores pedindo ação urgente sobre o projeto, incluindo o presidente do comitê de Intel do Senado, Mark Warner, D-Va.

O presidente chinês, Xi Jinping, participa de uma sessão.

Foto – Lintao Zhang/Getty Images/Arquivo

No entanto, com a decisão de Schumer de não levar imediatamente o projeto de lei ao plenário para votação, e o plano de Cantwell para audiências, parece improvável que a ação rápida desejada ocorra.

O líder da minoria no Senado também abordou um argumento apresentado por vários de seus colegas republicanos em relação ao projeto de lei do TikTok, rejeitando a sugestão de que ele viola a Primeira Emenda.

“Este não é um debate sobre a restrição do discurso”, disse McConnell.

Maria Cantwell e Chuck Schumer

O Senado não agilizou o projeto de lei aprovado pela Câmara. A senadora Maria Cantwell e o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, são mostrados aqui. (Imagens Getty/Arquivo)

“A questão que enfrentaremos é sobre conduta, não sobre conteúdo”, disse ele.

E de acordo com McConnell, “exigir o desinvestimento de entidades influenciadas por Pequim da TikTok cairia diretamente dentro do precedente constitucional estabelecido”.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *