Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa de choque: Trump ultrapassa Biden em um estado-chave, sinal potencial de rachaduras na parede azul dos democratas

Foto -  Getty

O ex-presidente Donald Trump tem uma vantagem de dois pontos sobre o presidente Biden em Wisconsin, de acordo com uma nova pesquisa sobre a revanche nas eleições presidenciais de 2024.

Trump lidera com 51% das intenções de voto entre os eleitores registrados no crucial campo de batalha do Meio-Oeste, enquanto Biden tem 49%, segundo uma pesquisa da Marquette Law School divulgada na quarta-feira.

A pesquisa, realizada de 3 a 10 de abril, mostra que o ex-presidente mantém a mesma margem de 51% a 49% sobre seu sucessor entre o grupo menor de eleitores prováveis.

Com a inclusão de candidatos de terceiros partidos e independentes, Trump alcança 41% entre os eleitores registrados, seguido por Biden com 40%, o democrata agora independente Robert F. Kennedy Jr. com 13%, a candidata do Partido Verde Jill Stein com 3% e o progressista independente Cornell West com 2%.

Entre os eleitores prováveis, os números são: Trump 42%, Biden 41%, Kennedy 12%, Stein 3% e West 1%.

Wisconsin, que foi um bastião democrata nas eleições presidenciais de 1988 a 2012, fazia parte da chamada “parede azul” do partido.

Campanha do presidente Joe Biden

Foto - AP/Jacquelyn Martin

 

Há oito anos, Trump conquistou uma estreita vitória sobre a candidata democrata Hillary Clinton em Wisconsin. No entanto, quatro anos mais tarde, Biden reverteu essa tendência, vencendo o estado por uma margem pequena em uma das seis vitórias decisivas que o levaram à Casa Branca.

A pesquisa mais recente da Marquette Law School revela que Biden tem o apoio de 97% dos democratas, enquanto Trump lidera entre os republicanos com 91%. Entre os eleitores independentes, a preferência é claramente por Trump, com 59% apoiando o ex-presidente contra 41% para Biden.

“Os independentes mostram uma forte inclinação por Trump nesta pesquisa”, destaca o comunicado da Marquette Law School Poll.

A análise da pesquisa com cinco candidatos revela que Kennedy atrai mais votos de republicanos do que de democratas, além de uma parcela significativa de independentes. Por outro lado, Stein e West têm mais apoio entre os democratas do que entre os republicanos. 

Trump provavelmente estabelecerá recorde de arrecadação de fundos para um único evento em Palm Beach
Foto - AP Photo/Mike Roemer

 

Segundo a pesquisa, Trump se destaca no quesito entusiasmo entre os eleitores. Dos entrevistados que se declararam muito entusiasmados para votar, 59% apoiaram Trump, enquanto 41% preferiram Biden.

Recentemente, ambos os candidatos realizaram campanhas em Wisconsin. O presidente esteve no estado no mês passado, e Trump visitou no início deste mês. Wisconsin é crucial não só na disputa presidencial, mas também na luta pelo controle do Senado, sendo um dos estados decisivos para o futuro político republicano.

A pesquisa mostra que a senadora democrata Tammy Baldwin tem uma leve vantagem sobre o republicano Eric Hovde entre os eleitores registrados, com 52% contra 47%. No entanto, entre os eleitores prováveis, a disputa aparece empatada em 50%.

Realizada pela Marquette Law School, a pesquisa entrevistou 814 eleitores registrados e apresenta uma margem de erro de mais ou menos 4,8 pontos percentuais.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *