Chances de vitória de ex-presidente aumentaram após atentado
Dados da Polymarket, uma plataforma de previsão de mercado que permite que os usuários façam apostas em eventos mundiais, indicam que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump tem 70% de probabilidade de vencer a eleição presidencial do país norte-americano deste ano. Esse índice aumentou 10 pontos percentuais após o atentado a tiros sofrido pelo político republicano na noite deste sábado (13).
De acordo com os números da mesma plataforma, o atual presidente americano Joe Biden tem apenas 16% de chance de vencer o pleito. O índice não se alterou após o ataque deste sábado.
SOBRE O ATENTADO CONTRA TRUMP
O ex-presidente Donald Trump foi retirado às pressas do palco, neste sábado, depois que tiros interromperam o comício em que ele discursava em Butler, no estado da Pensilvânia. Ele tinha manchas de sangue visíveis na orelha quando foi levado pela equipe de seguranças.
O atirador foi morto por agentes do Serviço Secreto dos Estados Unidos. Sob condição de anonimato, autoridades policiais disseram que o caso estava sendo investigado como tentativa de assassinato do ex-presidente. Um apoiador de Trump, que participava do comício, também morreu.
Trump falava sobre a travessia na fronteira em evento de campanha na Pensilvânia, estado-chave nas eleições americanas, quando estrondos começaram a ecoar pela multidão. Ele colocou a mão na orelha e se jogou no chão enquanto seus apoiadores nas arquibancadas se abaixavam aos gritos. Rapidamente, a segurança pulou sobre o ex-presidente para protegê-lo.
Após uma breve pausa, Trump se levantou, rodeado por agentes uniformizados do Serviço Secreto. Ele ergueu o punho enquanto era ovacionado pela multidão ao ser retirado do palco e levado para sua comitiva, que rapidamente deixou o local do comício. Nas redes sociais, seu filho mais velho Donald Trump Jr. escreveu que o pai “nunca vai parar de lutar para salvar a América”.