PT Quer Usar Denúncia Contra Bolsonaro Para Conter Queda de Popularidade de Lula

Deputados do PT enxergam a investigação como forma de acirrar o debate político e conter desgaste do governo

A mais recente pesquisa Datafolha, que apontou a pior aprovação do governo Lula em seus três mandatos (24%), acendeu um “sinal de alerta” dentro do Partido dos Trabalhadores (PT). Diante desse cenário, parlamentares petistas apostam na denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o suposto plano de golpe atribuído ao ex-presidente Jair Bolsonaro como uma oportunidade para intensificar o embate político e tentar conter a perda de popularidade do governo.

vice-líder do governo na Câmara, Rogério Correia (PT-MG), afirmou à CNN que a pesquisa reforça a necessidade de “um embate político mais firme contra a oposição”. Segundo ele, a denúncia da PGR pode ser um elemento que “vai acirrar esta disputa”, tornando-se um tema central nos próximos meses.

“A pesquisa é um sinal de alerta de que precisamos fazer um embate político mais firme contra a oposição. A denúncia da PGR é um elemento que vai acirrar esta disputa. Temos que estar preparados para este momento. É um tema da maior relevância, que diz respeito à democracia”, disse Correia.

Base governista quer intensificar comunicação política

Outro vice-líder do governo na Câmara, Alencar Santana (PT-SP), também afirmou à CNN que há uma janela de oportunidade caso a denúncia da PGR seja formalizada.

“Tudo indica que esta denúncia vai acontecer. E caso aconteça, temos que demonstrar o que ela significa. É um tema importante”, declarou o deputado.

Ele destacou que, com a chegada de Sidônio Palmeira à chefia da Secretaria de Comunicação Social (Secom), o governo tem adotado uma postura mais proativa na comunicação, buscando enfatizar realizações e melhorar a imagem pública de Lula.

“O governo tem mudado sua postura política, que tende a dar resultado. O presidente voltou a andar mais pelo país. Colocou seus ministros para andarem pelo país também, para falarem, espalharem os feitos do governo”, completou Santana.

Expectativa de denúncia ainda em fevereiro

PGR pode apresentar sua primeira denúncia sobre o suposto plano golpista até o final deste mês, e o Supremo Tribunal Federal (STF) pretende concluir a análise da acusação ainda este ano.

Para o PT, a denúncia da PGR pode ser usada como um trunfo político, desviando o foco dos problemas econômicos e da queda de popularidade de Lula. Nos bastidores, parlamentares petistas avaliam que o desgaste da oposição, especialmente de Bolsonaro, pode reforçar a narrativa de que a democracia esteve sob ataque e, assim, consolidar o apoio de parte do eleitorado ao governo.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *