Quem é Gilberto Nascimento, o novo líder da bancada evangélica no Congresso

O deputado federal Gilberto Nascimento (PSD-SP) irá presidir a Frente Parlamentar Evangélica (FPE), considerada uma das maiores no Congresso Nacional, pelos próximos dois anos, em 2025 e 2026.

Ele foi eleito, nesta terça-feira (25), com 117 votos contra 61 do seu adversário, o deputado Otoni de Paula (MDB-RJ). Essa foi a primeira vez que a bancada realizou uma eleição com voto em cédulas de papel depositado em urna. Todos os últimos presidentes, desde a fundação em 2003, foram definidos por consenso.

A Frente Parlamentar Evangélica reúne 219 deputados e 26 senadores e exerce papel de destaque nas discussões e votações no Congresso Nacional.

Nascimento se define como um parlamentar com perfil conciliador e comprometido com ideais conservadores e democráticos. “Nesses mais de 15 anos em Brasília, conquistei o respeito de meus pares por ser um parlamentar de diálogo, pacificador, mas muito firme e coerente em relação às minhas convicções”, ressaltou. Além da liderança na Frente Parlamentar Evangélica, o deputado também preside a Frente Parlamentar da Longevidade.

Em seu discurso após a vitória, Nascimento reforçou seu compromisso em fortalecer a atuação da bancada em defesa dos valores cristãos. “Desde a fundação desta Frente, participo ativamente de suas atividades, sempre na defesa dos princípios cristãos. Busquei legislar com responsabilidade, colocando Deus em primeiro lugar e defendendo os princípios cristãos, a fé e os valores da família e da vida”, declarou.

À frente da FPE, Gilberto Nascimento afirma que pretende intensificar a articulação política em defesa de pautas que reforcem os valores cristãos e da família. Com seu perfil conciliador, o deputado pretende unificar a bancada e ampliar o diálogo com outros setores do Congresso, consolidando a influência da Frente Parlamentar Evangélica nas principais decisões legislativas do país.

Nas eleições de 2026, a FPE provavelmente continuará a exercer sua influência, articulando-se em torno de candidatos que atendam às pautas e valores defendidos pelo grupo. Além disso, a frente tem se posicionado em relação a temas como isenções fiscais para líderes religiosos, demonstrando sua capacidade de negociação e pressão junto ao governo federal.

Trajetória política

Gilberto Nascimento Silva, nascido em 9 de julho de 1956, em São Paulo, é um advogado e político brasileiro com uma extensa trajetória pública. Formado em Direito pelas Faculdades Integradas de Guarulhos, em 1980, ele também possui formação em Teologia pelo Instituto Teológico Pentecostal do Brasil.

Iniciou sua carreira política em 1982, elegendo-se vereador em São Paulo pelo PMDB, posição que ocupou por três mandatos consecutivos até 1994. Posteriormente, foi deputado estadual em São Paulo de 1995 a 2003.

Atualmente, exerce seu terceiro mandato como deputado federal por São Paulo, tendo sido eleito para as legislaturas de 2003-2007, 2015-2019, 2019-2023 e 2023-2027. Ao longo de sua carreira, Nascimento esteve filiado a partidos como PMDB, PSB, PSC e, mais recentemente, ao PSD.

Em 2006, Nascimento foi apontado por suposta participação no Mensalão e, em 2007, foi indiciado pela Polícia Federal (PF) no escândalo das Sanguessugas, que mirou um suposto esquema de corrupção que desviou recursos para a compra de ambulâncias. No entanto, as acusações não foram comprovadas.

Além de sua atuação política, trabalhou como delegado de polícia no estado de São Paulo entre 1990 e 1995. Ligado à Igreja Assembleia de Deus, tem pautado sua atuação em defesa de valores conservadores e questões relacionadas à liberdade religiosa.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *