Reunião do governo sobre anúncio da Meta será realizada nesta sexta (10)

Encontro foi determinado pelo presidente Lula; plataforma decidiu diminuir filtros de conteúdos e encerrar o programa de checagem de fatos

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) informou, nesta quinta-feira (9), que a reunião do governo sobre a decisão da Meta, de encerrar o programa de checagem de fatos, será realizada na sexta-feira (10). O horário ainda não foi definido.

O encontro foi determinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que considerou “extremamente grave” o anúncio feito pela plataforma. Inicialmente, o chefe do Executivo havia dito que faria a reunião ainda nesta quinta-feira.

“Eu vou fazer uma reunião hoje [antes do adiamento] para discutir a questão da Meta. Eu acho que é extremamente grave as pessoas quererem que a comunicação digital não tenha a mesma responsabilidade de um cara que comete um crime na imprensa escrita”, declarou Lula, em conversa com jornalistas no Palácio do Planalto.

A Meta é responsável pelo Instagram, Threads, Facebook e WhatsApp. A empresa anunciou, na terça-feira (7), novas diretrizes para garantir mais liberdade de expressão nas redes sociais. Entre as ações, está a diminuição de filtros e da moderação de conteúdos, além do fim da checagem de fatos (e desinformação) divulgados por usuários.

O CEO da plataforma, Mark Zuckerberg, também anunciou a intenção de trabalhar com o governo de Donald Trump contra ações de governos daqueles países que mirem empresas dos Estados Unidos e que defendam “mais censura”.

Questionado sobre o assunto, Lula defendeu o respeito à soberania nacional de cada país e a responsabilização de indivíduos por ações nas redes sociais que infrinjam leis.

“O que nós queremos, na verdade, é que cada país tenha a sua soberania resguardada. Não pode um cidadão, não pode dois cidadãos, não pode três cidadãos acharem que podem ferir a soberania de uma nação”, disse.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *