Trump diz que a Faixa de Gaza é um ‘empreendimento imobiliário para o futuro’ dos Estados Unidos

Trump afirma que palestinos terão ‘moradias muito melhores’

O Presidente Donald Trump relembra suas primeiras semanas de volta ao cargo, discute o combate à fraude governamental, tarifas, trabalho com Elon Musk e delineia sua visão para assumir Gaza em uma entrevista abrangente com Bret Baier da Fox News.

O Presidente Donald Trump reiterou seus planos para que os Estados Unidos tenham uma “posição de propriedade a longo prazo” na Faixa de Gaza em algum momento no futuro durante uma entrevista exclusiva com o âncora político chefe da Fox News, Bret Baier, que foi ao ar na segunda-feira.

Trump disse que “grandes pessoas” no Oriente Médio poderiam potencialmente financiar o processo de reconstrução dentro do enclave devastado pela guerra após Israel encerrar sua guerra contra o Hamas, que começou depois que o grupo militante liderou um ataque surpresa na manhã de 7 de outubro de 2023, matando aproximadamente 1.200 pessoas e fazendo mais de 250 reféns.

Quando perguntado se os palestinos teriam direito de retornar a Gaza, o 47º presidente respondeu que não porque eles “terão moradias muito melhores.” “Muito melhor – em outras palavras, estou falando sobre construir um lugar permanente para eles”, disse ele a Baier no “Special Report.”

Uma questão central no cerne da proposta de Trump de tomada americana da Faixa de Gaza é sua sugestão de realocar palestinos para países vizinhos enquanto a reconstrução está em andamento, algo que dois aliados dos EUA no Oriente Médio rejeitaram categoricamente.

O Rei Abdullah II da Jordânia, que repetidamente rejeitou a ideia de realocar palestinos para o Reino Hachemita, deve discutir a proposta na terça-feira quando se encontrar com o presidente na Casa Branca. O Egito anunciou no fim de semana que sediará uma cúpula árabe de emergência no Cairo no final do mês para abordar os “novos e perigosos desenvolvimentos na questão palestina”, segundo um comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores do país.

Trump disse que acredita que pode eventualmente fazer um acordo com o Egito e a Jordânia porque os Estados Unidos lhes dão bilhões de dólares em ajuda. “Não há praticamente nenhum edifício habitável em toda a coisa, em toda a Faixa de Gaza. Eu digo que entramos, derrubamos todos eles. Nós apenas criamos alguns — sem mais Hamas. Não há Hamas lá. Não há ninguém lá. Nós os movemos para belas áreas do Oriente Médio”, explicou ele.

“Construiremos belas comunidades para os 1,9 milhão de pessoas. Construiremos belas comunidades. Comunidades seguras. [Podem] ser cinco, seis, podem ser duas. Mas construiremos comunidades seguras um pouco longe de onde eles estão, onde todo esse perigo está. Enquanto isso, eu seria dono disso. Pense nisso como um empreendimento imobiliário para o futuro. Seria um belo pedaço de terra.”

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *