Trump sobre possível ataque dos EUA ao Irã: ‘Posso fazer, posso não fazer’

WASHINGTON — O presidente Donald Trump disse aos repórteres que “ninguém sabe o que eu vou fazer” em relação a um possível ataque dos EUA às instalações nucleares do Irã, e que permanece aberto a negociações com o Irã.

Trump falou com repórteres no Gramado Norte da Casa Branca na quarta-feira enquanto trabalhadores instalavam duas hastes de bandeira de quase 100 pés de altura no complexo.

“Não posso dizer isso”, respondeu Trump quando um repórter perguntou se os Estados Unidos estão caminhando para um ataque às instalações nucleares iranianas.

“Você não pensa seriamente que eu vou responder essa pergunta? ‘Você vai atacar o componente nuclear iraniano, e a que horas exatamente, senhor? Senhor, você atacaria? Você poderia, por favor, nos informar para que possamos estar lá e assistir?'”, disse ele, zombando do repórter.

“Quer dizer, você não sabe que eu vou fazer isso. Você não sabe. Posso fazer. Posso não fazer. Quer dizer, ninguém sabe o que eu vou fazer”, acrescentou.

Trump enfatizou, como tem feito desde 2011, antes mesmo de entrar na política, que o Irã não pode ter uma arma nuclear sob nenhuma circunstância.

Ele acrescentou que o Irã deseja negociar, e que ele gostaria que o Irã tivesse feito um acordo antes dos eventos que começaram na sexta-feira, quando ignoraram o prazo de seu ultimato para fazer um acordo.

“Posso dizer isso, que o Irã tem muitos problemas, e eles querem negociar”, disse ele.

“E eu disse: ‘Por que vocês não negociaram comigo antes de toda essa morte e destruição… Eu disse às pessoas: ‘Por que vocês não negociaram comigo duas semanas atrás? Vocês poderiam ter se dado bem. Vocês teriam tido um país'”, acrescentou.

Quando perguntado se era tarde demais para negociações, Trump enfatizou: “Nada é tarde demais.”

Trump anunciou na terça-feira: “Agora temos controle completo e total dos céus sobre o Irã” e que a administração também conhece o paradeiro do aiatolá Ali Khamenei.

Crédito Breitbart

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *