O Vice-Presidente JD Vance disse na transmissão desta semana do “Sunday Morning Futures” do Canal Fox News que o Presidente Donald Trump continuará tentando adquirir a Groenlândia não importa “o quanto os europeus gritem conosco.”
A apresentadora Maria Bartiromo perguntou, “Você espera que os EUA adquiram a Groenlândia?”
Vance disse, “Eu acho que é possível, Maria. Então, aqui está a coisa que eu acho que muitas pessoas não percebem sobre a Groenlândia: ela é realmente importante para nossa segurança nacional. Existem rotas marítimas lá que os chineses usam, que os russos usam, que francamente a Dinamarca, que controla a Groenlândia, não está fazendo seu trabalho e não está sendo uma boa aliada.”
Ele continuou, “Então você tem que se perguntar, como vamos resolver esse problema, resolver nossa própria segurança nacional? Se isso significa que precisamos ter mais interesse territorial na Groenlândia, é isso que o Presidente Trump vai fazer porque ele não se importa com o que os europeus gritam conosco. Ele se preocupa em colocar os interesses dos cidadãos americanos em primeiro lugar.”
Vance acrescentou, “Você tem provavelmente 55.000 pessoas vivendo na Groenlândia que não estão realmente felizes com o governo dinamarquês. Eles têm grandes recursos naturais lá. Eles têm um país incrivelmente abundante que os dinamarqueses não estão deixando eles desenvolverem e explorarem. Claro, Donald Trump teria uma abordagem diferente se ele fosse o líder da Groenlândia.”